free web
stats

Terminal da estação de Elvas integra JUL

anaPaulaVitorinoO terminal de mercadorias da estação de Elvas na linha do Leste integrou o projecto da Janela Única Logística (JUL).

O protocolo foi assinado em Elvas esta segunda-feira 9 de Abril numa cerimónia que contou com a ministra do Mar Ana Paula Vitorino.

O protocolo vinculou a Direcção Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, a Administração do Porto de Lisboa, a Administração dos Portos de Sines e do Algarve, a Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, e as entidades responsáveis pela dinamização da Plataforma Logística de Elvas, nomeadamente a Câmara Municipal de Elvas e a Trânsitos de Extremadura (Transitex).

A ministra presidiu à assinatura do Protocolo de Colaboração entre as entidades que ocorreu na sequência do encontro de logística transfronteiriça.

A JUL tem como objectivo criar uma nova versão do modelo de referência nacional dos sistemas de gestão portuária, criando uma nova geração de software que será alargada a todos os meios de transporte e operações logísticas.

Artigo completo encontra-se disponível para subscritores.

O Programa do Governo prevê a implementação da Janela Única Logística enquanto projecto estratégico e transversal da estratégia para o aumento da competitividade da rede de portos comerciais do continente – horizonte 2026.