free web
stats

SMAQ suspende greve de maquinistas

fernave_fimaqO SMAQ suspendeu esta sexta-feira a greve maquinistas marcada para 16 de 17 de Abril. Refere que foi obtido um acordo abrangente com a CP, Medway e Tutela.

A decisão vem na sequência de reuniões que decorreram ao longo da semana e esta sexta-feira com a CP, a Medway, e a Secretaria de Estado das Infraestruturas.

Nas reuniões, explica nota da Direcção que a webrails. teve acesso, obteve respostas “às reivindicação de ordem laboral e de segurança da circulação de comboios, bem como da autonomia profissional, valorização e salvaguarda da dignidade dos Maquinistas/Tração e o cumprimento dos entendimentos havidos, foi obtido um acordo abrangente que permite ao SMAQ, em representação da Carreira de Condução-Ferrovia/Tração, suspender a greve anunciada para 16 e 17 “.

A decisão implica também a suspensão da greve nas empresas de transporte ferroviário Fertagus, passageiros, e Takargo, mercadorias.

Entretanto o SMAQ adianta que vão ser criados grupos de trabalho tripartidos, para abordar temas específicos, através da Secretaria de Estado das Infraestruturas.

A suspensão surge poucas horas depois do Tribunal Arbitral da Consertarão Social ter deliberado por não haver serviços mínimos na paralisação dos maquinistas.