free web
stats

Pragal homenageia Ponte e Liberdade

Pragal_AzuleA estação do Pragal inaugurou esta quinta-feira um novo Painel de azulejos. A obra designa-se “Pontes para a Liberdade” e foi realizada no seio do Agrupamento de Escolas Daniel Sampaio.

A peça foi concebida no âmbito das Comemorações dos 50 anos da Ponte 25 de Abril, por um grupo de alunos do 9.º ano da Escola Básica Integrada do Vale Rosal, Almada.

Na cerimónia, da parte ferroviária marcaram presença, da Infraestruturas de Portugal, o administrador Carlos Fernandes, e a administradora delegada Cristina Dourado.

Na intervenção Carlos Fernandes lembrou o relevo do papel da infraestrutura no suporte diário à mobilidade de 200 mil pessoas que cruzam o Tejo.  E enquanto ponte 25 de Abril, o facto de estar ligada a uma data associada à democracia e o que representa no evocar dessa memória.

A administradora delegada da Fertagus expressou, do lado da empresa de transporte ferroviário e concessionária das estações, o gosto de acolher a iniciativa.

Intervieram ainda na cerimónia para sublinhar o momento Daniel Sampaio, o corpo docente do Agrupamento, e o representante do município de Almada.

No programa da inauguração, para lá da intervenções, o alinhamento assinalava dois momentos. O revelar do Painel de Azulejos “Pontes para a Liberdade” junto à entrada da estação.

A que se seguiu-se um momento de fado “Gaivota” emoldurado por uma instalação teatral promovidas por alunos e professores do Agrupamento de Escolas Daniel Sampaio.

A actuação do grupo teatral representou, como pano de fundo à interpretação da fadista e guitarristas, o mar e as gaivotas.

Na estação do Pragal o painel azulejar “Pontes para a Liberdade” junta-se ao conjunto existente, da autoria do artista plástico José Santa Bárbara. O trabalho tem como ponto de partida a obra “Peregrinação” de Fernão Mendes Pinto.

A cerimónia, realizada pela Infraestruturas de Portugal em parceria com o Agrupamento de Escolas Daniel Sampaio e Fertagus, remete para o programa de comemorações que assinalaram o cinquentenário da ponte a 6 de Agosto de 2016.

Artigo completo encontra-se disponível para subscritores.