free web
stats

Segue novo lote de vagões para abate no Entroncamento

Seguiu este domingo para o Entroncamento mais um lote de vagões da Medway para converter em sucata. O material para abate encontrava-se estacionado no ramal do DAI em Coruche.

PA-PortaAutomoveisTratou-se de uma composição formada por vagões Porta Automóveis das séries Laaekss e Sekks. O material circulante junta-se assim a um outro lote já em desmantelamento no Entroncamento.

De referir que os vagões Sekks estiveram associada ao transporte de automóveis no serviço de passageiros da CP, em vários pontos da rede.

A série, ao serviço do Longo Curso no operador público, chegou a ser usada na ligação Faro – Porto. No eixo, além de integrar comboios regulares ou especiais de passageiros, para o transporte de carros dos clientes, os vagões foram usados, por vezes, para fazer comboios bloco de automóveis rent a car, na movimentação de frota no final do verão.

Tipo de serviço e utilização que aos olhos de hoje, porque retirava carros da estrada, teria uma leitura de eficiência energética, amiga do ambiente e de redução da pegada de carbono.

O fim do serviço nos passageiros, a passagem para as mercadorias e agora o abate, expressa o rigor do “modo de transporte amigo do ambiente” atribuído à ferrovia.

Hoje, dados da antiga CP Carga remetem o material circulante para a velocidade máxima de 120 km/hora. Menos 20 ou 40 km/h do que estariam associados se estivessem ao serviço do longo curso em composições de máquina e carruagens.

O aumento de velocidade na rede para os 140 ou 160 km/hora no serviço comercial de passageiros, sem modernização da frota, por um lado. Por outro, a passagem para as mercadorias, coloca a série no fim de um ciclo e da opção a que esse serviço a que foi associada para particulares.

A série Porta Automóveis Sekks, agora na linha de abate, é composta por trinta veículos, construídos em 1973. Uma unidade encontra-se preservada para Museu.

De referir que depois de ter sido retirado, o acesso ao ramal do DAI à Rede Ferroviária nacional foi recolocado pela IP.