free web
stats

Arriva ainda não pediu autorização para operar em Portugal

ArrivaPoloniaA Arriva, empresa do operador ferroviário alemão DB, ainda não apresentou pedido ao Estado português para transportar passageiros entre Portugal e Espanha, adiantou Pedro Marques esta quarta-feira.

Em declarações à webrails.tv após intervenção na Tektónica, o ministro do Planeamento e das Infraestruturas, referiu:

“Não temos ainda nenhum pedido da Arriva para essa intenção, que terá sido anunciada, de fazer um serviço transfronteiriço”.

A questão vem na sequência do operador de transporte rodo-ferroviário de passageiros ter expresso às autoridades espanholas intenção de arrancar, no cenário de liberalização do sector ferroviário de passageiros, com ligações diárias Porto – Corunha.

A abertura do mercado, no transporte ferroviário de passageiros, está marcada para 2019 e a CP, referiu ainda o ministro, está a preparar-se, tal como o operador espanhol, a Renfe. Nesta fase “está a posicionar-se para o transporte de passageiros no contexto da liberalização”.

.

Junto da webrails.tv o ministro abordou ainda alteração de horários na oferta CP. A opção vai refletir-se na mobilidade dos em particular no serviço regional.

.

Artigo completo encontra-se disponível para subscritores.

A Tektónica, feira dedicada ao sector da construção e Obras Públicas arrancou está quarta-feira e termina sexta-feira, 18 de Maio, na FIL Parque das Nações. Na edição de 2018, com o sector em clima crescimento, a organização assinala 20 anos de evento.