Arriva ainda não pediu autorização para operar em Portugal
A Arriva, empresa do operador ferroviário alemão DB, ainda não apresentou pedido ao Estado português para transportar passageiros entre Portugal e Espanha, adiantou Pedro Marques esta quarta-feira.
Em declarações à webrails.tv após intervenção na Tektónica, o ministro do Planeamento e das Infraestruturas, referiu:
“Não temos ainda nenhum pedido da Arriva para essa intenção, que terá sido anunciada, de fazer um serviço transfronteiriço”.
A questão vem na sequência do operador de transporte rodo-ferroviário de passageiros ter expresso às autoridades espanholas intenção de arrancar, no cenário de liberalização do sector ferroviário de passageiros, com ligações diárias Porto – Corunha.
A abertura do mercado, no transporte ferroviário de passageiros, está marcada para 2019 e a CP, referiu ainda o ministro, está a preparar-se, tal como o operador espanhol, a Renfe. Nesta fase “está a posicionar-se para o transporte de passageiros no contexto da liberalização”.
. |
Junto da webrails.tv o ministro abordou ainda alteração de horários na oferta CP. A opção vai refletir-se na mobilidade dos em particular no serviço regional.
|
. |
Artigo completo encontra-se disponível para subscritores.
A Tektónica, feira dedicada ao sector da construção e Obras Públicas arrancou está quarta-feira e termina sexta-feira, 18 de Maio, na FIL Parque das Nações. Na edição de 2018, com o sector em clima crescimento, a organização assinala 20 anos de evento.