free web
stats

Regime de Agente Único ponto de vista do passageiro do modo ferroviário

Numa altura em que se perfila no horizonte do sector mais um embate por causa da entrada em vigor do Regime de Agente Único na circulação de comboios. Está prevista uma greve de 24 horas para o dia 4 de Junho.

Também quando há posições assumidas, de forma mais ou menos clara, mais próximas ou mais  afastadas, de dentro do sector, a webrails.tv recuperou um ponto de vista que também é relevante para este tema.

Interessa inserir a perspectiva do utente do modo ferroviário. Não para olhar para a orgânica mas como a transposição e aplicação no dia-à-dia se pode reflectir na rotina diária -  segurança e conforto – do modo de transporte.

Abordagem é inglesa e o video apresenta três histórias, as mais referenciadas na experiência no país, onde o maquinista assegura o papel de segurança (Agente Único) de um comboio de passageiros.

 

 

As três histórias mais ao pormenor:

- uma jovem que viaja à noite sozinha de comboio e é abordada por um estranho;

- um idoso que recorre ao travão de emergência porque entra em pânico;

- uma senhora com um bebé que dá conta de uma situação estranha onde tem de assumir a responsabilidade de decisão.

Em comum os passageiros serem deixados sozinhos e a terem de assumir a responsabilidades de resolver as situações porque não têm ninguém responsável acessível no comboio.