free web
stats

IP intervém em pontes metálicas da linha do Sul

oeste_ponterioprantoA Infraestruturas de Portugal (IP) deu início aos trabalhos de tratamento anticorrosivo em seis pontes metálicas ferroviárias na Linha do Sul.

Uma intervenção de manutenção preventiva, no reforço das condições de fiabilidade e segurança da infraestrutura ferroviária, que representa um investimento de cerca de 800 mil euros.

A empreitada tem um prazo de execução de 210 dias e abrange a Pontes de Garvão II; Ponte de Totenique; Ponte da Consulta; Ponte do Padronito; Ponte de Mira e a Ponte do Barranco Longo, localizadas no troço da Linha do Sul que atravessa os concelhos de Ourique, Odemira e Silves.

A realização destes trabalhos, efetuados pela IP de forma periódica, revestem-se da maior importância para a preservação e manutenção das estruturas metálicas atenuando os efeitos nocivos da exposição aos vários agentes, tais como a humidade, a salinidade ou a poluição.

Na Linha do Sul existem 180 pontes, das quais 33 são metálicas.

Da rede ferroviária nacional fazem parte 2.358 pontes, sendo que destas 547 são pontes metálicas – algumas delas centenárias e de elevado valor histórico e simbólico – e que graças aos esforços de preservação e manutenção permanecem ao serviço sem limitações.

IP