free web
stats

IP e CP acolhem, em Lisboa, a realização de duas reuniões estatutárias da UIC

Decorreu, no passado dia 30 de maio, a reunião conjunta do Comité de Gestão da Europa e da Assembleia Regional Europeia, no âmbito da atividade da União Internacional dos Caminhos-de-Ferro (UIC).

Esta reunião estatutária daquela associação internacional, realizada na Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa (CCIP), em Lisboa, foi organizada conjuntamente pela IP e pela CP, com o envolvimento do staff da UIC em Paris e do seu Diretor-Geral, Jean-Pierre Loubinoux, sendo presidida pelo Eng.º Francisco Cardoso dos Reis, enquanto Chairman da UIC Europa.

Esta iniciativa contou com a participação de 17 CEO’s ou membros de Administrações das empresas ferroviárias, num total de 39 empresas, em representação de 25 países europeus. Para além destes, de salientar também a participação de representantes de outras entidades externas internacionais, designadamente o Secretário-Geral do Internacional Rail Transport Committee (CIT), e de empresas portuguesas do setor ferroviário, nomeadamente da Fertagus e da Medway.

Para além de questões de gestão corrente das duas estruturas da UIC, a reunião realizada em Lisboa debruçou-se sobre diversas temáticas estratégicas para a prossecução da atividade da UIC e para a promoção do transporte ferroviário no continente europeu.

Desde logo, foram discutidos os grandes desafios que se colocam à UIC Europa e as prioridades de atuação para o presente ano, em áreas-chave como a Standardização, a Investigação & Inovação, o Financiamento do setor ferroviário, ou a articulação com a atividade desenvolvida pela Agência da União Europeia para os Caminhos-de-Ferro (EUAR).

De igual modo, foram apresentadas e validadas as Orientações do Chairman da UIC Europa para o seu mandato, previamente convertidas num Programa de Trabalho.

De salientar também a discussão sobre o processo relativo à participação dos membros da UIC nos projetos internos de Investigação & Desenvolvimento.

No decurso da reunião, foram ainda abordados outros assuntos relevantes da atividade desenvolvida pela UIC Europa ou da sua articulação com outros organismos e plataformas do setor ferroviário, como sejam:

• Quality Management Systems (QMS);
• Rail Technical Strategy Europe (RTSE);
• Research and Innovation Coordination Group (RICG);
• European Rail Research Advisory Council (ERRAC);
• Programa de Trabalho da Unidade de Standardização da UIC;
• Ponto de situação sobre o acordo com o Comité Europeu de Normalização (CEN) e o Comité Europeu de Normalização Eletrotécnica (CENELEC);
• Cooperação da UIC com a EUAR, sendo lida uma mensagem do Director da Agência dirigida à UIC sobre a matéria;
• Rail Standardisation Coordination Platform for Europe (RASCOP).

Após a conclusão da reunião conjunta foi oferecido, pela UIC, um Jantar Oficial, o qual contou com a presença do Sr. Secretário de Estado das Infraestruturas, Dr. Guilherme W. d’Oliveira Martins, em representação do Governo Português, bem como dos Presidentes dos Conselhos de Administração da IP e da CP, Eng.º António Laranjo e Dr. Carlos Nogueira, respetivamente.

FCR