free web
stats

CEC divulga calendário dos Encontros de Modelismo até final do ano

modCECO núcleo de modelismo ferroviário do Clube de Entusiastas dos Caminhos de Ferro avançou a agenda de encontros até ao final de 2018. Ao todo, entre o período de que antecede as férias de verão e os meses de Outono e Inverno, estão programados 6 encontros.

O primeiro está marcado para o próximo dia 9 de Junho, e terá como tema “Material Histórico – Época do Vapor”. A tarde temática abre espaço para a entrada em cena de locomotivas a vapor de várias épocas e países.

No caso português, o encontro de dia 9, abre espaço para uma saída das locomotivas a vapor CP 110 a 117 da caixa. Ou a entrada em cena das carruagens La Cale que formam o comboio histórico que por estes dias circula no Douro.

A 7 de Julho o tema proposto remete para os modelos portugueses: “Modelos de Produção Nacional”. Para este encontro a variedade de escolha, tanto a nível de locomotivas ou material circulante começa a ser relevante.

Nas locomotivas temos as 1400, Euro 4000 ou 2500/2550, se o olhar recair na produção industrial. Depois há ainda soluções em Kit ou modelos acabada de produção artesanal que respondem a áreas de mercado por preencher. Falamos das locomotivas 1900 e 2600, das automotoras Nohab, das dresinas, carros eléctricos de Lisboa, pelo menos, da Arlo-Micromodel e da Modelismo Artesanal.

Neste caso, e talvez com um número de oferta ainda mais encorpado, poderá ser a presença de material circulante do parque de vagões, a evidenciar os comboios de mercadorias.

Ou fazer circular as peças Norbrass como as 1960, 1300, 1520, 1800, ao nível das locomotivas.

O terceiro encontro programado, na reentrée a 1 de Setembro, será dedicado às locomotivas de origem francesa nez cassés. Não temos o modelo ainda reproduzido de forma industrial, apenas em kit, mas a presença do modelo em vários países, ou as adaptações prometem uma grande tarde de modelismo ferroviário em Braço de Prata para o encontro “Locomotivas Nez Cassés”.

“62 Anos das Locomotivas CP 2500/50″ é o tema proposto para 6 de Outubro. A série, no mundo do modelismo ferroviário nacional, representa o último grande lançamento da marca Sudexpress em locomotivas.

Ao todo são muitos modelos que acompanham a história da série desde a entrada ao serviço até ao abate, nas cores, acessórios, e figurino. Mais um encontro que promete, se os modelistas aderirem, a retirar a caixa do armário e passarem pelo CEC.

O modelo no figurino das primeiras épocas, mais as “Sorefames” da Lima prometem, comboios como o mítico flecha de prata. Curioso será ver se no encontro haverá espaço para múltipla com esse material a rebocar um comboio de cimento com os vagões Cimpor.

A 3 de Novembro a temática explorada vai para os recintos ferroviário e acampa nas triagens, oficinas, minas, e por aí fora em esforço e potencia. “Locotractores de Manobras e Vias” será o ponto de partida para as circulações curiosas e diferentes.

O último encontro do ano está marcado para 1 de Dezembro o desafio lançado aos modelistas versa os passageiros. A tarde inspira-se nas “Automotoras Regionais, Urbanos e Push-Pul”.

Os encontros, por norma, realizam-se no primeiro sábado do mês e têm inicio por volta das 15h30. Não será descabido confirmar, pouco dias antes do evento, a sua realização. Por vezes o imprevisto, ou actividades programadas fora da sede, obrigam à alteração de datas.

Para os simpatizantes de modelismo esta pode ser uma oportunidade para colocar e ver modelos a circular, além de ter alguém para falar de modelismo ferroviário. O CEC não limita as participações a sócios, e convida todos os modelistas a participarem.