free web
stats

IP dedica segunda-feira à Linha do Norte

A Infraestruturas de Portugal, acompanhada do ministro Pedro Marques, dedicou o inicio da semana à linha do Norte. Avançou com o concurso para a empreitada de modernização do troço Espinho – Vila Nova de Gaia e anunciou a conclusão da primeiro fase da intervenção no troço Alfarelos e Pampilhosa.

Na parte da manhã, em Espinho, numa cerimónia que contou com a Tutela sectorial, a IP anunciou a publicação, em Diário da República, do concurso para a empreitada de Modernização de 17 km do troço entre Espinho e Vila Nova de Gaia, na Linha do Norte, com o valor base de 49 milhões.

.

Modernização do troço Ovar – Gaia da Linha do Norte
Investimento de 160 milhões de euros

A empreitada hoje lançada, integra o projeto de modernização do troço Ovar – Gaia da Linha do Norte.

Este projeto, inserido no programa de investimentos na requalificação da Rede Ferroviária Nacional, Ferrovia 2020, será executado de forma faseada de forma a minimizar os impactos na circulação na Linha do Norte.

O projeto de Modernização do troço Ovar – Gaia envolve um investimento estimado em cerca de 160 milhões de euros, cofinanciados através de fundos comunitários, para a concretização de diferentes empreitadas envolvendo, construção, sinalização, telecomunicações, projetos, fiscalizações, aquisição de materiais, entre outras.

Atualmente estão já em curso empreitada de Sinalização Electrónica e Telecomunicações no troço Ovar – Gaia, no valor de 18 Milhões de euros, e a obra de Renovação Integral de Via, no troço Valadares – Gaia, no valor de 5 milhões de euros.

A empreitada de modernização do troço entre Ovar e Espinho será lançada no segundo semestre de 2019 e envolve um investimento estimado em 52 milhões de euros.
A presente ação integra a candidatura submetida no âmbito do COMPETE 2020, com a designação “Linha do Norte – Modernização do Troço Ovar – Gaia”, referente à qual se prevê um financiamento comunitário de 85%.

.

 

Alfarelos – Pampilhosa

Da parte da tarde apresentou a conclusão da Renovação Integral de Via do troço Alfarelos – Pampilhosa. A conclusão dos trabalhos de modernização encerram a primeira de três fases de intervenção nos dos 35 km.

Esta empreitada teve início em março de 2016, representou um investimento de 30,7 milhões de euros na melhoria das condições de segurança e circulação ferroviária da Linha do Norte, e envolveu, entre outros, a execução dos seguintes trabalhos:

- Renovação integral da superestrutura da plena via, num troço com 35 quilómetros de extensão em via dupla.
- Alteamento e prolongamento das plataformas de embarque em 3 estações e 5 apeadeiros
- Trabalhos de estabilização de vários taludes, de melhoria dos sistemas de drenagem e de instalação de vedações ao longo do troço.
- Adaptação do sistema de Catenária e instalação do sistema de retorno de corrente de tracção e terras de protecção.
- Instalação de 4 aparelhos de mudança de via (AMV), que permitirão o cruzamento de comboios de 750 metros.

.

Investimento global de 90 milhões de euros na Modernização do troço Alfarelos Pampilhosa da Linha do Norte

A requalificação do troço Alfarelos – Pampilhosa, que integra o projeto de modernização da Linha do Norte, Corredor Norte – Sul inscrito no Ferrovia2020, envolve um investimento global estimado em cerca de 90 milhões de euros e será concretizado pela execução faseada de 3 empreitadas distintas.

A primeira fase, empreitada de Requalificação Integral de Via agora concluída, no valor de 30,7 milhões de euros.

Seguir-se-á a obra de estabilização de seis taludes, localizados ao longo deste troço, num investimento de 2 milhões de euros. Esta empreitada encontra-se em fase de contratação.

A 3ª Fase, engloba intervenções nas Estações Ferroviárias de Coimbra B e Alfarelos, bem como a eliminação de várias Passagens de Nível. Esta empreitada, cujo projeto está atualmente em curso, representa um investimento estimado em 30 milhões de euros e deverá ser lançada no segundo semestre de 2019.

A presente ação integra a candidatura submetida e aprovada no âmbito do COMPETE 2020, com a designação “Linha do Norte – Modernização do troço Alfarelos – Pampilhosa”, referente à qual se prevê um financiamento comunitário de 85%.

.