free web
stats

Novidades no grupo SUDEXPRESS/NORBRASS

Armando Lobato surpreende o mercado português com duas novidades de peso no panorama modelístico português à escala H0 (1:87).

Mod_SE_4709

Desta vez, confirma a comercialização em Setembro próximo da locomotiva da CP Carga 4709, libertando fotografias do protótipo, que prometem, sob a marca SUDEXPRESS.

Este modelo é produzido em colaboração com a LS Models, marca belga de grande qualidade modelística na produção de modelos em plástico, e aproveita o mesmo molde da caixa e chassis da locomotiva belga da série 18, muito semelhante à locomotiva portuguesa. Estas locomotivas são derivadas da SIE Eurosprinter, mas em chassis e caixa SIE Vectron.

Mod_SE_Leaflet_4709_CPCargaÀ primeira vista e pelo que as fotografias deixam perceber, são respeitadas as diferenças principais entre os modelos belga e português, nomeadamente a colocação e tipo dos pantógrafos. Como não é disponibilizada uma fotografia da linha de tecto, não podemos aferir o respeito pelo protótipo real.

O bugie também está, aparentemente, muito bem reproduzido.

Quanto a diferenças visíveis na foto do protótipo, apontamos a inexactidão da saia frontal, que é a belga e o posicionamento de antenas por cima das cabinas de condução. Outra diferença é a cor dos corrimãos laterais junto aos farolins, que aparecem na fotografia pintados de encarnado, mas nas fotografias reais que encontrei são em cor natural inox ou listados.

Quanto a numerações, apenas a 4709 está para já, prevista. Em resumo, um belo modelo, prometedor, e que certamente irá sofrer as correções necessárias para sair “perfeito” quando for disponibilizado ao publico.

Mas as novidades não ficam por aqui!

Mod_NB_1960É também anunciada a retoma da marca NORBRASS, modelos metálicos à escala H0, do grupo.

E que retoma! É lançada a reserva para 60 unidades do modelo da locomotiva da CP 1960, de boa memória. A diferença para os anteriores, é que a produção é exclusiva para uma nova empresa portuguesa que as comercializará. São 5 numerações novas, diferentes das anteriores.

Para os dois casos ainda não estão disponibilizados preços, nem data para a produção da NORBRASS.

sorefame_sudUma notícia que desiludirá muitos modelistas, é a confirmação do atraso da comercialização das carruagens SOREFAME, que não sairão antes do final do ano ou mesmo já só em 2019.

Este atraso dá folga aos modelistas portugueses para continuarem a comprar modelos das locomotivas das séries 2500/2550, locomotivas que rebocaram todo o tipo de composições, especialmente de passageiros com carruagens SOREFAME e de mercadorias, especialmente nas últimas duas décadas de serviço na CP.

A webrails.tv está a preparar um vídeo unboxing/review, para relembrar o que de melhor estes modelos têm para nos oferecer, quer para colecionadores, quer para modelistas que gostam de ver os seus modelos a circular, ou “reinar” às manobras.