free web
stats

IP e CM do Entroncamento em sintonia para recuperar Bairro Camões

EntronBairroFerroCamoesHá um acordo de principio entre a Infraestruturas de Portugal e município do Entroncamento para a requalificação do Bairro Camões e antiga escola de aprendizes no Entroncamento, avança O Ribatejo.

O jornal regional falou com Jorge Faria, presidente da CM do Entroncamento, e a recuperação dos antigos bairros ferroviários da cidade, tema inserido da reabitação urbana, figurou entre os assuntos abordados.

“A Câmara do Entroncamento tem estado a negociar com a Infraestruturas de Portugal um projecto integrado de requalificação do Bairro Camões, um antigo bairro de funcionários e quadros superiores da CP”, refere O Ribatejano no enquadramento da entrevista.

O antigo bairro é composto por 32 vivendas e um escola que serviu os filhos dos funcionários da CP. Na actualidade esse património encontra-se esquecido e em processo de degradação.

A requalificação, na leitura do município, vai travar esse processo e rentabilizar o edificado em proveito do gestor de infraestrutura, da autarquia e dos munícipes. Que assim preserva a memória ferroviária da cidade e recupera dignidade para o espaço.

Nesse sentido, refere a publicação na edição de 14 de Junho, a edilidade quer “abrir um debate para a reabilitação do edifício e do novo uso a dar à antiga escola deste Bairro”.

Sobre o financiamento é referido que não existe ainda um modelo de investimento. No entanto o artigo adianta que a “recuperação das vivendas não será investimento directo da autarquia que ficará responsável sim pela requalificação da antiga escola”.

Do lado da IP não foi possível confirmar qualquer acordo para ser assinado em breve. No entanto o autarca refere que gostaria que “pelo menos parte deste projecto estivesse no terreno até ao final do mandato”.

Em negociações com a IP está também o aumentar a área industrial do Entroncamento. A cedência de domínio publico ferroviário pode duplicar o actual espaço disponível na autarquia para a instalação de empresas.