free web
stats

Comboio Histórico do Vouga regressa em ’18

VV_comboioHistorico

Comboio Histórico do Vouga

O Comboio Histórico do Vouga regressa aos carris da linha do Vouga a 30 de Junho. Serão 23 circulações até Outubro, adiantou Jorge Almeida, presidente do município de Águeda.

Na página de uma rede social escreve que “o comboio histórico vai voltar à linha do Vouga já no dia 30 de Junho”, e avança 46 viagens de ida e volta, num total de 23 saídas, a realizar este verão:

*16 SÁBADOS – DE 30 DE JUNHO A 13 DE OUTUBRO DE 2018
* 7 DOMINGOS – DE 15 DE JULHO A 26 AGOSTO DE 2018

O programa e percurso não sofrem alterações. Escreve que as viagens vão “manter o mesmo figurino do ano passado”.

“O Comboio Histórico do Vouga tem partida da Estação de Aveiro às 13h40 e regressa de Macinhata do Vouga às 16h25. No percurso, há tempo para visitar a cidade de Águeda, o Núcleo Museológico de Macinhata do Vouga, apreciar a animação a bordo e degustar produtos regionais”, adianta nota da CP sobre a proposta.

O “figurino do ano passado”, ao nível do material circulante, comportou uma locomotiva diesel eléctrica, a CP 9004, e três carruagens em madeira do inicio do Séc. XX.

O comboio base é formado por furgão em madeira de 1925, um vagão-cisterna, e três carruagens. O conjunto, caso exista vontade, pode ainda integrar a locomotiva a vapor E214.

Para quem não é da região centro a CP informa que as viagens de longo curso até Aveiro – Alfa Pendular, Intercidades ou Regional – compradas em simultâneo com a viagem no Comboio Histórico do Vouga, beneficiam de uma redução de 30 por cento e as viagens, de ida e volta, nos comboios Urbanos do Porto, do preço único de 2 euros.

No ano de 2017 o Comboio Histórico do Vouga, na linha de via métrica do Vouga,  realizou-se entre 1 de Julho a 30 de Setembro.

De acordo com dados da CP, empresa que gere o comboio, a procura esgotou 12 das 14 circulações. A taxa de ocupação  chegou aos 98,9%. No total viajaram 3.990 passageiros, numa média de 142 passageiros por comboio.

[actualizado 19.06.2018 com informação comercial CP]