free web
stats

Associações reuniram-se no Entroncamento

As associações de mote ferroviário AMF, APAC, Avafer e CEC reuniram no passado dia 9 de Junho no Entroncamento. A maior aproximação das entidades foi um dos temas de conversa.

Ainda não há data marcada para uma próxima reunião, só deverá ser agendada após a entrega da acta do encontro, mas para já há interesse em convergir, apurou a webrails.tv.

A presença de caras novas no mundo associativo, que remetem para a prensa do tempo antigas divergências que levaram ao surgimento de associações e ao cultivo de algumas divergências, dá espaço e motiva a que exista novo diálogo e alguma aproximação entre as organizações.

No mote para a deslocação ao Entroncamento está a intenção potenciar uma estrutura permanente que promova o diálogo regular entre associações e a promoção de actividades conjuntas.

Entretanto, enquanto uma ligação mais estreita não se cimenta, ficou expressa a intenção de organizar um passeio ferroviário conjunto, a partilha de calendário de actividades e estabelecer parcerias na elaboração de exposições.

Na reunião de trabalho falou-se da hipótese de organização de um passeio anual que junte as quatro associações. A saída será para os membros e aberta amigos e entusiastas.

Houve também orientação para que exista maior circulação de informação sobre actividades entre associações para divulgação interna junto dos membros. A intenção tem como perspectiva potenciar mais presenças nas iniciativas.

Dão forma ao grupo de trabalho a Avafer – Associação Valonguense dos Amigos da Ferrovia, AMF – Associação de Amigos do Museu Nacional Ferroviário, APAC – Associação Portuguesa dos Amigos dos Caminhos de Ferro, e Clube de Entusiastas dos Caminhos de Ferro.

A reunião do passado dia 9 de Junho vem na sequência de um primeiro encontro que teve lugar em Coimbra.