free web
stats

My World: modelismo ferroviário para os mais pequenos

O modelismo ferroviário é uma paixão para muitos, que pode aparecer em qualquer altura da vida. No meu caso aconteceu pelos 8 anos, e tive a sorte de os meus pais darem seguimento à minha “maluquice”.

Um comboio de mercadorias (foto Marklin my world)

Um comboio de mercadorias
(foto Marklin my world)

Comecei com uma caixa de iniciação da Lima, muito simples, mas foi o suficiente para me interessar e, quem sabe, ter definido a minha inclinação profissional, não ligada ao caminho de ferro, mas à mecânica e à electricidade.

Infelizmente, estes conjuntos simples e acessíveis quase desapareceram nos últimos anos, os conjuntos que hoje podemos encontrar, têm custos superiores a 200,00€, preço um pouco elevado para um brinquedo simples para crianças. Com estas dificuldades, nos encontros públicos de modelismo, raramente vemos crianças ou adolescentes envolvidos nestas, mas muitos dos visitantes são crianças, e ficam completamente fascinadas com o hobby.

O layout disponível na FERMODEL 2018

O layout “my world” disponível na FERMODEL 2018

Não tem sido politica dos fabricantes industriais comercializar estes conjuntos acessíveis, complicando a continuidade do hobby entre os mais novos. Uma honrosa excepção é a linha my world da Märklin.

Este produto, já com alguns anos no mercado português, esteve disponível na recente FERMODEL 2018, com um layout e modelos que os mais novos puderam mexer e brincar, jogar. É um programa de produtos, que começa nos 3 anos e vai até aos 12 anos. Tanto quanto me pude aperceber, estiveram sempre “interessados” à volta da mesa.

O layout "my world" disponível na FERMODEL 2018, com os seus elementos mais variados

O layout “my world” disponível na FERMODEL 2018, com os seus elementos mais variados

Fazem parte dele, todos os conceitos que os futuros modelistas vão encontrar disponíveis nos modelos “a sério”. Para começar, o conceito de escala, a desmontagem dos modelos feita de uma forma simples, para poderem ver como é por dentro, os engates neste caso magnéticos para manter a simplicidade, a autonomia e comando, com baterias, transformadores e comandos tipo control stick, e mais atraente, a possibilidade de iluminação, de som e de fumo!

O jogo inclui via (linhas) praticamente igual à via C do modelismo “adulto”, inclusive os aparelhos de via, mas muito mais simples de montar. O funcionamento, como é apanágio da marca, é irrepreensível, logo, não desmotiva.

O TGV (foto Marklin my world)

O TGV
(foto Marklin my world)

Quanto a modelos disponíveis há um pouco de tudo. Desde TGV’s a automotoras, a comboios clássicos de locomotiva e carruagens, locomotivas a vapor, a diesel e eléctricas, e claro, vagões de mercadorias.

Um comboio com uma locomotiva a vapor, com fumo e som! (foto Marklin my world)

Um comboio com uma locomotiva a vapor, com fumo e som!
(foto Marklin my world)

E, como não poderia deixar de ser, também há kits para elaborar cenários. Aeroportos, passagens de nível, casas, estações, pontes e tuneis, sinalização, etc.

Penso que para os pais das crianças mais persistentes, não haverá desculpa para adquirirem um destes conjuntos de iniciação e verem se a “maluquice” terá continuidade, de uma forma mais económica e de fácil manuseamento manual e técnico.

Par os mais curiosos, podemos ver neste link, o catalogo mais recente, de 2018.