free web
stats

Desconvocada a greve 23 e 24 de Junho

Sindicatos e CP informaram esta sexta-feira que a greve marcada para a tarde/noite de sábado e madrugada/manhã de domingo,  deste fim-de-semana,  foi desconvocada. A incidência da paralisação no operador público recaia nos serviços a norte de Coimbra,

Assim, os serviços regional e sub-urbano da região do Porto e o longo curso com trabalhadores sediados a norte de Coimbra, vao circular de forma normal.

“A CP – Comboios de Portugal informa que, em virtude de a greve prevista para os dias 23 e 24 de Junho ter sido desconvocada, a circulação dos comboios será efectuada dentro da normalidade”.

Dissipa-se assim a sombra de uma acção que iria incidir, com impacto imprevisível, uma vez que não foram decretados serviços mínimos, nas na deslocação da população para as festas de São João do Porto e Braga que ocorrem este fim-de-semana.

Em linha com o anúncio o operador público fez saber que reforçará a oferta para os festejos da noite de São João,  dos comboios do Porto e para Braga.

“Para responder ao habitual aumento da procura, no período entre as 20h00 do dia 23 e as 07h30 do dia 24 de junho, a CP – Comboios de Portugal vai reforçar a sua oferta nos serviços Urbanos do Porto, com a realização de comboios especiais e reforço aos comboios regulares”.

Assim, com destino a Porto São Bento a empresa vai colocar a circular 26 comboios especiais, enquanto para Braga vão realizar-se 3 circulações especiais, perfazendo um total de 57 000 lugares.

Horas Antes

Horas antes, em comunicado Sindicatos davam conta de terem chegado a entendimento com a Secretaria de Estado do Planeamento e das Infraestruturas, para desmobilizar a paralisação.

Tinham alcançado a  “Base para um Acordo – Agentes de Acompanhamento de Comboios”.  O acordo deixa para trás as paralisações de 4, 12 e 13 Junho, e mitiga novas paralisações.

A rubrica limita a possibilidade de ser a empresa de transporte ferroviário a decidir a tripulação mínima dos comboios, possibilidade contestada pelos Sindicatos.

Com a indicação a mobilidade ferroviária da região norte – acima de Coimbra,  entre as 12h00 de dia 23 e as 12h00 de dia 24 – fica assegurada.

No modo ferroviário de mercadorias o pré-aviso de greve para a Medway e Takargo, também desconvocado, incidia nas 24h de dia 23.