A carruagem CoRail da CP em modelismo, modelo ROCO (3ª parte)
Nesta 3ª parte, a operação que vamos descrever é o ajuste da saia às dimensões da carruagem real da CP, conforme se pode ver na primeira parte do artigo.
Para isso, temos de desmontar completamente o modelo, conforme descrito na 2ª parte.
As operações que descrevemos em seguida são as mais delicadas de todo o processo de correcção deste modelo.
As saias encontram-se presas ao chassis por molas. Para separarmos as saias, que são o único elemento que iremos cortar e desbastar, basta retirar a mola após o que a saia sai facilmente pela abertura/guia do movimento.
Com a saia desmontada, utilizando um pequeno berbequim para modelismo, montado com um disco de rebarbação, desbastamos o lado esquerdo, e cortamos a parte pintada a alumínio do lado direito, conforme se pode observar na fotografia 2.
Após esta operação, é necessário desbastar alguns milímetros da saia do chassis, como igualmente se pode ver na fotografia 2. A velocidade de rebarbação não pode ser muito elevada para não provocar a fusão do plástico e danificar a pintura existente. As dimensões a rebarbar são feitas por aproximação, considerando a fotografia comparativa do artigo anterior.
A montagem da saia é simples, basta recolocar a mola. Com esta alteração o movimento da saia quase não vai existir, eliminando o efeito pouco realista que existia anteriormente. Esta operação é para ser aplicada às restantes 3 saias da carruagem. Na fotografia 3 podemos comparar a saia antes e depois do desbaste e corte.
Segue-se a alteração das matriculas aplicadas, que descreveremos na 4ª parte deste artigo.