free web
stats

Locomotivas Paul Arzens animam tarde de modelismo no CEC

O modelismo ferroviário esteve em evidencia na tarde do primeiro sábado de Setembro na sede do Clube de Entusiastas dos Caminhos de Ferro (C.E.C.). Como mote para a animação do espaço associativo, esteve a dinâmica da temática proposta para o primeiro encontro depois das férias, as locomotivas “Nez Cassé”. De origem francesa, pela mão do designer industrial Paul Arzens, estas locomotivas construídas pela Alsthom em versões diesel e eléctrica, passaram pela maqueta do Clube 17 modelos de locomotivas de diversos fabricantes e transformações de modelistas portugueses.

O parque de locomotivas presentes no encontro Foto A.Sequeira

O parque de locomotivas presentes no encontro
Foto A.Sequeira

Estacionadas em depósito ou a circular em marchas especiais, o encontro integrou as séries CP 1900, o protótipo BB 20 011, BB 15 000, para sistema Märklin (alimentação corrente alterna não digital).

De sistema normal de corrente contínua, da Lima, uma vistosa CC 1800 com as cores da ferrovia belga SNCB, uma CC 40100 a original da SNCF, duas CC 72000, e três CP 2600, das companhias francesa SNCF e portuguesa CP. Fecharam o lote de material circulante participante, diversas locomotivas SNCF, com dois modelos BB 15 000 da Lima, as locomotivas BB 20 011 e 22 000 da Roco e uma CC 72000 da Jouef.

No elenco de locomotivas portuguesas, em parque e em exploração comercial H0, assinala-se a presença de 4 máquinas: três locomotivas eléctricas CP 2600 e uma CP 1900.

A locomotiva CP 1900 do modelista da FERMODEL Foto A.Sequeira

A locomotiva CP 1900 do modelista da FERMODEL
Foto A.Sequeira

A locomotiva CP 1900, para sistema Märklin, é presença habitual nos encontros FERMODEL. Na passagem por Braço de Prata, a presença de dois modelistas ferroviários da FERMODEL, contribuiu para ilustrar as duas séries portuguesa da família “Nez Cassés” no encontro, e animar o modelismo em corrente alterna. Embora não tenha circulado, a presença da locomotiva, motivou a montagem de um pequeno circuito Märklin que levou à colocação dos modelos em corrente alterna presente em circulação. Estes participantes trouxeram a dimensão diesel do material português.

A versão belga 1800 da francesa CC 40100, modelo LIMA Foto A. Sequeira

A versão belga 1800 da francesa CC 40100, modelo LIMA
Foto A. Sequeira

O encontro acolheu, na hora de maior fluxo, mais de duas dezenas de pessoas na sede do Clube. Mas durante a tarde, num encontro de teve inicio pelas 15:30 e se prolongou até às 19:00, assinala-se a passagem de mais de 3 dezenas de pessoas pelo espaço.

No final do artigo, pode ser visualizado um pequeno video que ilustra a animação e a circulação das locomotivas presentes.

Referir que das duas versões de locomotivas “Nez Cassé” portugueses adquirido ao fabricante francês, apenas a série 1900 está ainda em serviço. Integra a frota do operador privado Medway. A versão eléctrica, embora com algumas unidades em reserva operacional, encontra-se estacionada no Entroncamento, sem ocupação.