free web
stats

Conselho de ministros aprova aquisição de 22 comboios pela CP

Reunido em Conselho de Ministros, esta quinta-feira, o Governo aprovou a compra de 22 comboios pela CP por 168,21 milhões de euros. A intenção já tinha sido avançada por Pedro Marques na quarta-feira.

O Conselho de Ministros aprovou hoje o Plano de Aquisição de Material Circulante para a CP-Comboios de Portugal e autoriza a empresa a proceder à respetiva repartição de encargos ao longo de oito anos, no valor total de 168,21 milhões de euros.

A resolução aprovada autoriza a CP a lançar um concurso público internacional para a aquisição de 22 comboios, a executar entre 2019 e 2026. O caderno de encargos vai incluir 12 unidades automotoras bi-modo, aptas a circular em linhas eletrificadas e não eletrificadas, e 10 unidades elétricas, todas destinadas essencialmente ao serviço regional da CP.

Estas intervenções na infraestrutura ferroviária têm por objetivo promover o incremento da sua capacidade e aumentar os padrões de funcionalidade e operacionalidade da mesma, tornando assim possível a realização de serviços de transportes de passageiros detentores de elevados níveis de fiabilidade e regularidade, contribuindo assim para o aumento do recurso aos transportes públicos e contribuindo para o objetivo da descarbonização.

A aquisição das unidades mencionadas deverá ser financiada com recurso a fundos europeus estruturais e de investimento, no âmbito do financiamento FEDER e do Fundo de Coesão a vigorar no período de programação 2021-2027. A comparticipação nacional deverá ser assegurada através do Fundo Ambiental, a qual poderá ocorrer a partir de 2019“, lê-se no primeiro ponto do comunicado saído da reunião semanal do Conselho de Ministros.

Depois da reunião, na conferência de imprensa, questionado pelos jornalistas, o ministro Pedro Marque, falou sobre o aluguer de comboios a Espanha e a relação CP/Renfe, Alta Velocidade, contratação na EMEF e contrato de serviço publico da CP.

Artigo completo encontra-se disponível para subscritores.