free web
stats

MNF será palco de evento Steampunk

mnf_enNo Entroncamento o Museu Nacional Ferroviário (MNF) será palco, entre os dias 28 e 30 de Setembro, do Festival Vapor – A Steampunk Circus. O evento terá entrada gratuita e promete três dias de grande animação dentro do imaginário.

 A antecipar o evento a webrails.tv conversou com a Liga Steampunk de Lisboa, uma das entidades que empresta dimensão ao festival, a propósito do espaço museológico do Entroncamento se tornar palco para a expressão do movimento Steampunk.

A iniciativa partiu do Museu Nacional Ferroviário, começou por explicar a Liga Steampunk de Lisboa. “A oportunidade de participação no Festival Vapor surgiu a partir de um convite do próprio museu”, adiantou.

O imaginário trabalha figurinos e acessórios inspirado na Inglaterra vitoriana com ponto de partida na cultura punk. No Entroncamento, a arquitectura de ferro e tijolo da antiga oficina do Vapor, mais o património imaterial e acervo à escala 1/1 que remete para meados do Séc. XVIII, serve de moldura.

Já o sobre o enredo previsto para o espaço a Liga adianta:

“Sendo a primeira edição do Festival Vapor, esperamos que o público fiquei com alguma curiosidade e expectativa, não só acerca do mundo Steampunk, mas também acerca da história Ferroviária Nacional ao longo dos tempos. O maior incentivo deste festival reside no poder conjugar uma visita à cidade, ao espaço do museu em si, enquanto se fica a conhecer mais sobre o movimento Steampunk, podendo fazê-lo um pouco transversalmente através das actividades propostas. Palestras, workshops, etc”.

O programa desenhado para os três dias já se encontra disponível e pode ser acedido em www.festivalvapor.com

Entretanto, e como pontos de referência, dentro de um programa mais lato, a Liga Steampunk de Lisboa chama a atenção:

“Recomendamos vivamente as performances do Custom Circus (sexta-feira), Dead Combo (sábado) bem como os workshops e palestras do Professor Elemental. Irão haver actividades um pouco para todos os gostos e faixas etárias. Cremos que este primeiro festival será um bom ponto de partida para que se torne num evento anual com bastante adesão”.

Modelismo Ferroviário

O colectivo Módulos Comboios do Norte será outro dos atractivos que promete chamar a atenção de quem visitar o Museu Nacional Ferroviário entre 28 e 30 de Setembro.

Embora sem confirmação a webrails.tv  apurou que deverão marcar presença mais de duas dezenas de módulos do colectivo nortenho sediado no Museu Ferroviário de Lousado. Nas circulações o vapor deverá ser o grande para a animação da maqueta do Festival.

Além de modelismo, e a confirmar no programa, o Museu será palco entretimento à volta de jogos de tabuleiro, feira do livro, viajar no circuito do mini comboio ou andar de quadriciclos.

Referir ainda que esta aposta na temática e imaginário Steampunk não é nova. A ideia já tinha sido referenciada pelo Museu como uma das temáticas a explorar no espaço museológico.

Por último dar conta, embora a CP não confirme, que está na calha um comboio especial para potenciar a deslocação até ao Museu. Um comboio que deverá circular entre Lisboa e o Entroncamento.

O Festival Steampunk materializar-se no final de Setembro, nos dias 28, 29 e 30. A entrada é gratuita.