free web
stats

IP termina intervenção na linha do Norte

A Infraestruturas de Portugal (IP) deu a conhecer que procedeu à conclusão dos trabalhos de renovação integral de via no troço entre Valadares e Vila Nova de Gaia. A renovação do troço rondou os 4,9M€ e conferiu uma melhoria das condições de circulação na Linha do Norte.

De acordo com o gestor de infraestrutura ferroviária “esta obra representou um investimento global superior a 4,9 milhões de euros, e compreendeu a renovação de toda a superestrutura de via existente no troço, designadamente ao nível do carril, travessas, fixações e balastro”, da linha do Norte.

A empreitada envolveu, entre outrosaspectos, trabalhos de fornecimento e aplicação de balastro granítico; substituição das travessas de madeira por travessas em betão bibloco, substituição do carril de 54 kg/m por carril de 60 kg/m e melhoria na drenagem e da plataforma;

Com a concretização desta obra, refere a IP, o troço sofre um “importante no reforço da segurança e dos níveis de fiabilidade da infraestrutura de via, é dado o primeiro passo na modernização integral do troço Ovar-Gaia da Linha do Norte, com cerca de 35 quilómetros de extensão e onde circulam em média 190 comboios por dia”.

A empreitada de renovação integral de via (RIV), no troço entre os km 327,400 e 331,700, da Linha do Norte, entre Valadares e Gaia foi consignada à Fergrupo a 30 de Novembro de 2017.