free web
stats

A carruagem CoRail da CP em modelismo, modelo ROCO (4ª parte)

Nesta 4ª e ultima parte descrevemos a alteração da matricula UIC.

Matriculas UIC, em que se aproveitou para corrigir também a cor da chapa

Matriculas UIC, em que se aproveitou para corrigir também a cor da chapa

Referimos no 1º artigo que esta produção da ROCO tem as matriculas UIC incorrectas, por corresponderem às usadas após a homologação para 200 km/h.

As matriculas correctas para esta versão das carruagens, são as anteriores ou as que foram aplicadas no inicio do serviço, indicativas para uma velocidade máxima de 160 km/h.  Para a 1ª classe, deverão ser 50 94 19-74 0XX-x, em que XX pode variar de 01 a 19, e para a 2ª, 50 94 21-74 0XX-x, em que o XX varia entre 01 e 29. Neste caso, como se está a corrigir uma carruagem de 2ª classe escolheu-se a matricula 50 94 21-74 011-9.

Para esta alteração, escolheu-se aplicar um duplo decalque, produzido pelo António Antunes. Por duplo decalque, referi-mo-nos a uma justaposição de um decalque que representa a chapa de matricula com outro que representa a numeração UIC, provocando uma volumetria mais consentânea com a realidade, perceptível na fotografia comparativa.

Material para a  aplicação dos decalques

Material para a aplicação dos decalques

Utilizaram-se produtos da MICROSCALE, disponíveis em Portugal, e existem inúmeros tutoriais no YouTube. A experiência, não sendo muita, é boa, melhor do que usar acetona. Terminamos este artigo com uma fotografia que mostra a nova matricula já colocada e outra com o aspecto geral da carruagem, antes e depois para melhor se compreender a importância das alterações que se aplicaram.

Com as alterações que se introduziram, o impacto visual numa composição completa, em modelismo é significativo, e vale bem o trabalho.

Aspecto da carruagem antes e depois das alterações: Tejadilho, cor dos vidros das janelas, matricula UIC e dimensão da saia em volta do bugie

Aspecto da carruagem antes e depois das alterações:
Tejadilho, cor dos vidros das janelas, matricula UIC e dimensão da saia em volta do bugie

Parte 1 | Parte 2 | Parte 3 | Parte 4