free web
stats

Railbikes no ramal de Cáceres em testes este fim de semana

gafna_A inauguração da exploração comercial do ramal de Cáceres por railbikes é apontada para o fim de semana de 13 e 14 de Outubro.

Mas o projecto coloca os triciclos em cima dos carris já este fim de semana. Vão realizar-se os últimos testes via antes do inicio oficial da exploração.

O pontapé de saída da nova proposta turística, assente na infraestrutura ferroviária, estava inicialmente prevista para começar no verão.

Só que a falta de peças para as Railbikes em território europeu, apurou a webrails.tv, levou à necessidade de importação dos Estados Unidos, a situação levou ao adiar do lançamento comercial do projecto.

Assim, para este fim de semana, está prevista a realização de testes de linha com os veículos. No entanto, recorde-se, esta experiência inovadora tem requisitos que vão para além do enredo de pedalar numa linha em reserva de exploração no meio da natureza em paisagem classificada.

O atravessamento de passagens de nível, oito nos pouco mais de 16 km do trajecto subconcessionado, têm de responder aos termos do contrato. A transposição da convergência entre os modo ferroviário e rodoviário tem de ser feita em segurança pela empresa.

Para o fim de semana de 13 e 14 de Outubro está previsto a inauguração do serviço comercial com veículos tipo Railbaike. Inicialmente, segundo foi possível apurar, cinco veículos mais o um reservado aos monitores.

O troço Castelo de Vide – Beirã foi colocado a concurso de subconcessão para exploração comercial com Railbikes em 2017 pela IP Património.

Como requisitos a empresa gestora do património ferroviário estipulou 4 mil euros de concessão anual por um período de 8 anos, prorrogável. Mais a necessidade de assegurar a segurança das circulações e preservação da infraestrutura concessionada.

Entretanto, e quando o comboio já não chega à antiga estação de fronteira, a concessão de espaços ferroviários no corredor ferroviário tem trazido outra visibilidade à Beirã e à região.

Os empreendimentos de alojamento diferenciado, como a Guest House TrainSpot, na Beirã, ou Pensão Destino, na estação de Castelo de Vide, têm levado movimento ao concelho de Marvão e Castelo de Vide.

A dinâmica dos espaços, explica um contacto local, trás mais pessoas à região. Isso nota-se, em particular aos fins de semana, nas ruas e cafés da Beirã, assinala.

E não perca o apontamento com Susana Torgal, um dos elementos equipa que dinamiza a Rail Bikes Marvão, a publicar domingo depois das 17h00.

[Actualizado 14.10.2018] A inauguração, com uma cerimónia oficial, para o fim-de semana de 13 e 14 de Outubro, conforme a possibilidade avançada pela webrails.tv, não se confirmou.

No entanto confirmaram-se os testes de via e a operacionalidade da proposta Rail Bike Marvão no ramal de Cáceres e a disponibilidade da nova oferta.

As viagens experimentais de railbike, em clima operacional, decorreram ao longo do fim-de semana de 5 e 6 de Outubro. Para desenvolver a tarefa a equipa juntou na Beirã um conjunto de amigos, e dos dos dois percursos propostos na oferta Rail Bike Marvão os convidados realizaram a viagem mais curta.

Os testes de linha, adiantou mais tarde Susana Torgal da Rail Bike Marvão, “correram bem e o feedback foi muito positivo”.