free web
stats

Encontro de modelismo temático CP 2500/2550 no C.E.C.

A CP 2510 em versão original a rebocar uma composição de mercadorias (Foto A.Sequeira)

A CP 2510 em versão original a rebocar uma composição de mercadorias (Foto A.Sequeira)

A sede do Clube dos Entusiastas do Caminho-de-Ferro, C.E.C., foi pequena para acolher todos os participantes no encontro temático de modelismo que todos os meses ocorre naquele clube de entusiastas. Neste evento de 6 de Outubro de 2018, o tema foram as locomotivas da CP da série 2500 e 2550.

Ambiente do encontro na sala da maquete em renovação do C.E.C. Várias gerações a desfrutar da paixão modelística ferroviária (Foto A.Sequeira)

Ambiente do encontro na sala da maqueta em renovação do C.E.C. Várias gerações a desfrutar da paixão modelística ferroviária (Foto A.Sequeira)

A CP 2553 a rebocar um Sudexpresso nos ano 90 (Foto A. Sequeira)

A CP 2553 a rebocar um Sudexpresso nos ano 90 (Foto A. Sequeira)

Do ponto de vista modelístico, das 12 versões comercializadas pela SUDEXPRESS, estiveram 11 presentes, faltando apenas a versão da 2500 laranja com os farolins originais. A webrails.tv já dedicou um conjunto de artigos a estes modelos (aqui, aqui e aqui). Em termos de presenças, contaram-se 14 locomotivas.

Quanto a entusiastas, ao longo da tarde foi um verdadeiro corrupio, tendo-se recriado várias composições, de que se destacam um Sudexpresso, numa versão dos anos 90 e um directo da Linha do Norte no final dos anos 80. As outras composições, maioritariamente de mercadorias, também atraíram a atenção dos presentes.

As modificações da maqueta permitiram também uma simulação de troca de locomotivas, que, nos anos 80 acontecia na Pampilhosa, em que na composição que seguia para Irún, a tracção eléctrica era substituída pela tracção diesel, neste caso, uma locomotiva da série 1960.

Para além da acção modelística, na sala principal do clube, estiveram expostos para consulta dos presentes, vários tipos de documentação sobre estas locomotivas, e no écran de televisão, passaram durante toda a tarde vários vídeos de comboio real e de modelismo, em que o actor principal eram as locomotivas da série 2500 e 2550.

Uma excelente comemoração dos 62 anos da entrada ao serviço destas locomotivas!