free web
stats

Museu Nacional Ferroviário vai organizar passeios turísticos abordo do Comboio Presidencial

5

Fotografias cedidas pelo MNF

Prevista, mas ainda não programada, está a  data da inauguração do “Comboio presidencial”, admitindo-se como possível, a presença de S.Exª  o Presidente da Republica, de acordo com  informação do MNF, que encetou  contactos com a Casa Civil do Presidente da República no sentido de tentar obter a  participação neste evento, do Sr. Presidente.

O MNF vai levar a cabo variadas e diversas iniciativas, para promover o “comboio presidencial”, integradas na implementação do projecto “Passeios Presidenciais”.

Este projecto, onde se incluiu, o restauro dos veículos, a consolidação do estudo e investigação sobre este meio de transporte, a organização de vários passeios turísticos a bordo do comboio, cuja data de realização se prevê venha a ocorrer ainda  durante o ano de 2013.

O projecto, assenta sobre o conceito do Museu Vivo, cruzando a conservação e preservação do património ferroviário nacional com a sua contemplação e fruição através de uma abordagem inovadora em que o museu sai fora de portas e o material circulante se expõe à comunidade e aos turistas, na sua dimensão nacional territorial, respondendo ao estatuto universal da cultura ferroviária nacional.

Este projecto é co-financiado pelo Instituto Turismo de Portugal, ao abrigo do PIT – Programa de Intervenção no Turismo – e pelo QREN – Programa Mais Centro – Redes Urbanas para a Competitividade e Inovação.

Ainda não confirmado, embora esteja programado no site da PTG para 2014, um passeio no comboio presidencial organizado por esta agência de turismo ferroviário, PTG.

Fotografias cedidas pelo MNF