free web
stats

Loures: um encontro de modelismo para continuar, a MODELSTEP

Na sua quinta edição, o Encontro de Modelismo de Loures, a MODELSTEP 2018, decorreu no fim-de-semana de 27 e 28 Outubro no Pavilhão do Oriente em Moscavide, organizado pela Câmara Municipal de Loures, a AMRL e o Grupo Modelstep.

Os três showcases do GMFA, e um detalhe da estação de Luzianes

Os três showcases do GMFA, e um detalhe da estação de Luzianes

Na realidade estes encontros subdividem-se em encontros temáticos com vários temas à imagem do modelismo ferroviário. Como a webrails.tv oportunamente divulgou, a temática do modelismo ferroviário foi entregue ao GMFA-Grupo de Modelistas Ferroviários de Alverca, que organizou uma mini LOCOMODELS_EXPO. Mas também houve exposição de peças e vinhetas de modelismo ferroviário estático em sub categoria na exposição principal.

O GMFA participou com um showcase composto pelos 3 módulos de David Nobre, Luzianes, Ribeira e Portalegre, este ultimo em colaboração com o filho. Ao longo dos dois dias foi possível ver várias composições de mercadorias, mas também um Sudexpresso e um regional.

Os módulos em construção de Mário Fernandes do CIMH0

Os módulos em construção de Mário Fernandes do CIMH0

A convite do GMFA, o CIMH0 participou com módulos de três modelistas. Mário Fernandes,  com vários módulos, colocados em posição central na maqueta, entre os quais três inacabados, de forma a mostrar aos visitantes a evolução da construção deste tipo de maqueta. Ficou a promessa de que no próximo Encontro de Primavera do CIMH0 os módulos estarão expostos e concluídos.

A estação do Bouro, de Rui Ferreira do CIMH0

A estação do Bouro, de Rui Ferreira do CIMH0

Rui Ferreira, expôs uma estação do Bouro mais completa onde, apesar do trabalho desenvolvido e de acordo com o seu testemunho, ainda existem muitos detalhes para terminar. Esta estação aparece agora em conjunto com a ponte de Salir. Ficou também a promessa de no próximo Encontro CIMH0, em Abril de 2019, esta estação aparecer terminada.

Os módulos de Sérgio Barreto do CIMH0

Os módulos de Sérgio Barreto do CIMH0

Sérgio Barreto, um modelista de ambiente e detalhes, expôs os seus conhecidos módulos Capela e Sacor.

Detalhe do showcase de Luís Patrício

Detalhe do showcase de Luís Patrício

Outra participação convidada, foi um showcase de ambiente alemão da autoria de Luis Patricio. Já patente noutras exposições de modelismo, o módulo apresenta uma evidente evolução no tratamento do ambiente da maqueta e do funcionamento em modo digital.

No modelismo estático, na sub categoria de modelismo ferroviário, pudemos ver os modelos em balsa de Teodósio Nogueira, onde apareceu um novo modelo, um tractor Moyse da série 1050 da CP, em versão época IV. Estavam ainda presentes, vários dioramas de representação de locomotivas e veículos de transporte militar com vários equipamentos, em ambiente da 2.ª Guerra Mundial, para os quais só há uma palavra, espectaculares, como pode ser apreciado no video que juntamos no fim do artigo.

Os projectos da Modelismo Artesanal

Os projectos da Modelismo Artesanal

A participação ferroviária não estaria completa sem a participação da Modelismo Artesanal de Nelson Almeida, que apresentou no seu módulo expositor uma amostra muito prometedora de novos projectos. A webrails.tv prepara um artigo inteiramente dedicado a este fabricante português, para Novembro.

Por fim, ainda mencionar uma categoria interessante para todos os modelistas, a participação de várias lojas, umas on-line outras físicas, com uma multiplicidade de produtos para a prática deste hobby. Ainda uma referência muito importante, ponto de honra destes encontros, os vários workshops que decorreram durante o evento, onde várias práticas de pintura, colagem e construção de modelos foi mostrada aos visitantes. Um bom mote para os mais receosos se lançarem no hobby seja que tipo de preferência tiverem!