free web
stats

Confirmada concessão do Parque Norte do Complexo Ferroviário da Bobadela

Procedeu-se hoje à assinatura do contrato de Concessão para a exploração do Parque Norte do Complexo Ferroviário da Bobadela, informou a Infraestrutura de Portugal (IP) esta quarta-feira.

A rubrica do contrato, estabelecido entre a Infraestruturas de Portugal e a ALB – Área Logística da Bobadela, confirma a concessão do terminal localizado no concelho de Loures por um prazo de 5 anos.

O Parque Norte, adianta a IP, é um dos três terminais de mercadorias da IP no Complexo Ferroviário da Bobadela, constituindo, no segmento da carga contentorizada, um pólo importante para o sector da logística, especialmente na articulação com os principais portos marítimos nacionais.

Com uma área de, aproximadamente, 11ha, o Parque Norte integra espaços aptos para as diferentes actividades associadas à logística de contentores, nomeadamente o parqueamento, a inspeção e reparação, assim como zonas infraestruturadas aptas para a transferência modal, contemplando 4 linhas férreas com comprimentos úteis entre os 320m e 470m para carga e descarga de mercadorias.

O Contrato prevê uma contrapartida financeira para a IP pela concessão da exploração do terminal que totaliza, anualmente, cerca de um milhão de euros. Para além da componente de remuneração, o Contrato dá especial atenção ao carácter ferroviário do Parque Norte, estabelecendo valores mínimos obrigatórios ao nível dos comboios carregados e descarregados no terminal e, simultaneamente, benefícios de diferentes naturezas quando se verificarem desempenhos elevados por parte da Concessionária.

O estabelecimento do presente Contrato Concessão, visa não só valorizar o Parque Norte da Bobadela como interface rodoferroviário de excelência no domínio do transporte combinado, como também contribuir para a dinâmica do sector e para o estímulo do transporte ferroviário de mercadorias na Rede Ferroviária Nacional.