free web
stats

Museu das Delicias – Carlos Abellán Ruiz – Parte 02/04

Na segunda parte da passagem pelo Museu Ferroviário das Delicias em Madrid a webrails.tv conheceu, na companhia de Carlos Abellán Ruiz, o espólio de acesso público do Museu.

A antiga estação, que em tempos serviu as ligações entre Portugal e Espanha por caminho de ferro, alberga agora uma colecção de várias peças históricas que deixam pontas para a interpretação da evolução da ferrovia em Espanha.

Na companhia do director do Museu duas dimensões pautaram a apresentação do espaço. A introdução ao acervo, numa sugestão de roteiro para a visita, e o quadro de actividades com que a instituição dinamiza o acervo e estimula o Museu.

Como referencia, só para se ter uma ideia do impacto que a instituição tem na valorização da ferrovia como cultura, em 2016 o Museu foi visitado por cerca de 20 mil crianças.

Por outro lado, a instituição restaurou vários veículos para estado de marcha, como foi o caso da locomotiva que serve a composição turística Filipe II, ou um vagão restaurante da emblemática empresa Wagon Lit, homologado para circular.


No final do verão de 2017, com o apoio da CP Comboios de Portugal e da Renfe, a webrails.tv apanhou o ramo madrileno do comboio Sud Expresso para visitar o Museu Ferroviário das Delicias em Madrid.

 Parte 01 | Parte 02 | Parte 03 | Parte 04