free web
stats

Manutenção e remotorização das 1900/ 1930 Medway ruma a Espanha

img : Nuno Morão

img : Nuno Morão

As locomotivas diesel da série 1900 e 1930 da empresa de transporte ferroviário Medway deverão rumar a Espanha para manutenção e remotorização. Embora sem confirmação do operador ferroviário circula que a EMEF não se disponibilizou para fazer o serviço.

A webrails.tv procurou confirmar junto da Medway as intervenções – manutenção e substituição do actual V12 – em Espanha, e  dentro desse quadro entender sobre que motor ia recair a opção e que vantagens espera trazer ao serviço e ao cliente.

Informação que não foi possível confirmar até ao momento junto da empresa. Como também não foi possível apurar se com a ida até Espanha está a intenção de capacitar as unidades para circularem na rede ferroviária do país vizinho.

Em operação e ao serviço a empresa conta na actualidade com locomotivas 1900 e 1930, na frota diesel, mas só duas andam na linha por estes dias, a 1903 e 1905.

Entretanto sabe-se que a empresa do grupo MSC criou um centro de formação ferroviária na capital espanhola.

A estrutura, a Medway Training, deverá estar operacional no primeiro trimestre do próximo ano e entre a oferta formativa está a capacitação, entre outras funções, de maquinistas.

A aposta na homologação, para lá da consistência em assegurar argumento na representação de um papel de protagonista do outro lado da fronteira, empresta consistência à hipótese de regresso das locomotivas portuguesas a território espanhol.

Se a homologação tiver lugar, com a manutenção e remotorização, não será só o reforço dos quadros técnicos, o actual parque de locomotivas interoperáveis também será aumentado e terá mais expressão.

Para já a Medway, como interoperabilidade entre Portugal e Espanha, conta com 4 unidades Euro 4000 da Alpha Trains.

As unidades das series 1900 e 1930 entraram ao serviço em 1981. Foram produzidas em Portugal na antiga Sorefame sob licença do fabricante francês Alstom.

Além das máquinas Alstom a Medway conta no parque diesel com locomotivas 1960 e 1400.