free web
stats

Posição oficial da IP relativamente ao processo de concessão do Terminal da Guarda

A Infraestruturas de Portugal confirmou encerramento sem subconcessão do concurso do Terminal da Guarda. O equipamento ficou por delegar mas o gestor de infraestruturas refere à webrails.tv que está em estudo uma nova solução para a dinamização o espaço intermodal.

.

“O Terminal da Guarda insere-se num conjunto de infraestruturas rodoferroviárias consideradas importantes no domínio da atividade intermodal, com impacto direto no transporte ferroviário de mercadorias.

Tendo em vista a sua valorização, a IP tem vindo a promover concursos públicos para a concessão da exploração destes espaços, considerando-se este um veículo eficaz na captação do interesse do mercado por para o desenvolvimento da sua atividade logística.

Com o recente encerramento do concurso para a concessão do Terminal da Guarda, lançado em abril do corrente ano, a IP encontra-se a avaliar soluções que possam ser materializáveis no curto prazo, tendo em vista dar continuidade à estratégia de valorização deste terminal.

Estima-se que, em breve, possam estar reunidas as condições necessárias para o desenvolvimento de uma nova solução para a dinamização do Terminal de Mercadorias da Guarda, a qual a IP anunciará no devido tempo”.

 

.

Recorde-se que houve uma proposta a concurso, apresentada pela parceria Klog/ Transfesa, que acabou por não ser considerada.