free web
stats

Modelismo à escala N

Faz agora um ano, a 2 de Dezembro, que a webrails.tv deu a conhecer o projecto do N Club Model Trains. O contacto foi mantido pelos seus animadores e brevemente serão disponibilizadas uma serie de informações sobre a organização deste clube, paginas internet, normas modulares e outras.

Valdécrins na capa da revista Loco Revue de Dezembro de 2018

Valdécrins na capa da revista Loco Revue de Dezembro de 2018

Entretanto, um dos seus animadores, Eric Didier, um francês radicado em Portugal há 17 anos, participou pela primeira vez numa exposição em França, mais precisamente a Montélirail 2018, em 13 e 14 de Outubro passado. Eric Didier, além de membro do N Club Model Trains, também é membro da AFAN, Association Française des Amis du N. E esta participação trouxe uma surpresa, que foi a visita da Loco Revue, uma das revistas mais conhecidas do modelismo francês.

François Fontana, um dos seus editores, produziu um artigo com 6 paginas sobre a maqueta modular à escala N (1:160) de Eric Didier, Valdécrins, que será também capa da próxima edição de Dezembro de 2018. Valdécrins também já apareceu em diversos artigos da webrails.tv, nomeadamente o publicado durante a LOCOMODELS_EXPO_2017, com entrevista em video.

Mas quem é este francês de Grenoble, que escolheu Portugal para viver e trabalhar e agora também animador de uma novo clube em Portugal, para além de também ser membro da FERMODEL, e ser merecedor de protagonismo na revista francesa?

Mod_LE_Valdecrins03A paixão começou na adolescência, mas pelos 21 anos suspendeu o hobby para se dedicar aos estudos. Esta paragem durou até 2013, ano em que recomeçou, com a aquisição de um conjunto de iniciação em escala N, da MINITRIX. E daí, ao projecto para uma maqueta caseira foi um passo. A atracção pela escala N foi imediata, porque o gosto por escalas pequenas já existia, nomeadamente pelo modelismo naval em escalas entre o 1:100 e 1:150. Além disso, o espaço necessário para um modelismo realista é bastante menor que o da escala H0, já que é um amante das grandes composições ferroviárias francesas.

Showcase Valdecrins, apresentado recentemente na Locomodels_Expo 2017

Showcase Valdécrins, estação

É também por esta altura que a oferta em escala N começa a impor-se como uma verdadeira alternativa à escala H0, tanto ao nível de modelos ferroviários disponíveis como de cenário, acessórios e electrónica. E também com uma fiabilidade que permite a deslocação de maquetas e material sem surpresas.

Inicia a sua participação em exposições em Portugal de modelismo ferroviário na exposição de 2015 que decorreu no Palácio do Egipto em Oeiras.

Gare de mercadorias e acesso rodoviário

Gare de mercadorias e acesso rodoviário

A partir daí, tomou-lhe o gosto e tem participado praticamente em todas. E percebe-se porquê: Valdécrins, que em 2015 era apenas um esboço de um conceito showcase, transportável, é já uma referencia quanto ao potencial da escala N. Certamente que muitos dos modelistas portugueses já tiveram a oportunidade de admirar este showcase de 3,92 m de comprimento por 30 cm de largura, com resguardo de cada lado que permite a ida e volta do comboio, em que os 2,12 m decorados representam a paisagem ferroviária francesa de onde é natural.

Uma das extensões em construção, onde o viaduto é uma inspiração de um real, no vale do Aspe, o viaduto de Escot, na linha Pau-Canfranc, em território francês

Uma das extensões em construção, onde o viaduto é uma inspiração de um real, no vale do Aspe, o viaduto de Escot, na linha Pau-Canfranc, em território francês

Concebida para poder evoluir no tempo, será composta por mais dois módulos de “plena via”, que se encontram em construção e passará a ter um comprimento total de 5,52 m. Esta extensão, abre a oportunidade de alter também o conceito do “ida e volta” passando a um conceito de oval, em que a parte não decorada e a parte traseira passarão a comportar uma gare de resguardo de composições extensas, que facilitará a exploração em exposições, que o conceito “ida e volta” não permite. Esta evolução poderá ser apreciada já em exposições que decorrerão em Portugal em 2019.

Com o desenvolvimento da norma modular que o N Club Model Trains está a estudar, e aproveitando o conceito, Eric Didier desenvolverá este showcase pessoal que também é um projecto e um conceito modular, adicionando novos módulos para aumentar a sua maqueta.

E em Outubro passado participou na Montélirail 2018.

Vista geral

Vista geral