free web
stats

IP premiada em Engenharia com Pilar 7

LisboaFoxLifeCP_A Infraestruturas de Portugal, em conjunto com a A2P, venceu na categoria de Engenharia o prémio de Melhor Projecto Público atribuído pelo Jornal Construir, com a proposta Pilar 7.

Os Prémios CONSTRUIR destacam empresas e obras nas áreas de Arquitectura, Engenharia, Construção e Imobiliário.

O reconhecimento vem premiar a estrutura criada para albergar um miradouro e centro de interpretação da obra de arte rodo-ferroviária erguida na década de sessenta do Séc. XX, na ponte sobre o Tejo.

Lê-se assim na apresentação que remata a proposta, que apelida de “caso de estudo”:

“O Pilar 7 é um dos principais pilares da Ponte, porque na sua base recebe a amarração dos cabos da estrutura suspensa da margem norte do rio Tejo, e o único pilar que constitui ponto de encontro da ponte metálica e do viaduto em betão armado. O seu aproveitamento, para fins turísticos, aproveitando toda a extensão do percurso (qualquer coisa como 80 metros de altura) e combinando a engenharia com turismo de uma forma tão pura tornam a obra um ‘caso de estudo’”.

O Pilar 7 tem projecto de arquitectura elaborado pelo Grupo IP, e a A2P materializou a obra.

Para lá do reconhecimento do projecto na categoria Engenharia, os Prémios Jornal Construir, este ano na 11ª edição, atribuíram ainda Prémio Excelência e reconheceram trabalhos nas categorias de Imobiliário, Arquitectura e Construção.

No total foram atribuídos 19 prémios. Dois a título individual a reconhecer carreiras em Engenharia e Arquitectura.

A entrega de prémios Jornal Construir 2018 realizou-se no passado dia 20 de Novembro, no Cineteatro Capitólio, em Lisboa.