free web
stats

Alfa Pendular ensaia módulos de tracção

AlfaPendularA EMEF através da sua unidade de manutenção UMAV – Contumil, colaborou activamente nos ensaios estáticos de novo módulo de potência para conversor de tracção nos comboios Alfa Pendulares que decorreram com inteiro sucesso.

Os novos módulos de potencia testados, segundo contacto do sector, foram desenvolvidos integralmente pela Nomad Tech  no âmbito do projeto – IDTRACTION (programa P2020), através da migração tecnológica de GTO para IGBT associada aos conversores de tracção de veículos ferroviários de grande potencia e são mais uma prova da excelência da Engenharia Portuguesa.

Estes novos módulos, é ainda referido, foram anteriormente testados na Alemanha em banco de ensaios de comboio ICE e em locomotiva da DB, tendo agora nova etapa com ensaio num conversor do comboio CPA 4000 com supervisão da CP e IP.

A futura utilização destes novos módulos de grande potencia representam uma significativa mais valia para os operadores ferroviários pela redução de consumo de energia eléctrica decorrente da migração para tecnologia IGBT, havendo também a considerar uma redução de custos de manutenção derivado de mais baixo preço da tecnologia IGBT face ao custo de reparação dos GTO bem como pela facilidade de implementação da modificação.

A Nomad Tech, uma empresa de origem portuguesa participada da EMEF, é especializada em soluções de telegestão ferroviária.