free web
stats

Push Pull e automotoras animam ultima tarde de modelismo no CEC de 2018

O painel dos modelos presentes no encontro

O painel dos modelos presentes no encontro

Decorreu este sábado, dia 1 de Dezembro de 2018, na sede do C.E.C.-Clube de Entusiastas dos Caminhos-de-Ferro em Braço de Prata, mais um encontro temático de modelismo ferroviário. Em evidência, a animar uma tarde concorrida de modelismo, estiveram comboios à escala H0 em circulação, ou em exposição, no sistema push-pull e automotoras.

Avistaram-se modelos inspirados em comboios reais que preenchem a história e mobilidade de países como Portugal, Espanha, França, Alemanha ou Suíça.

O modelo Payá dos anos 50, convertido numa representação do Foguete da CP do final dos anos 60

O modelo Payá dos anos 50, convertido numa representação do Foguete da CP do final dos anos 60

Ao nível de automotoras salienta-se a presença de um modelo Payá, sistema Märklin, dos anos 50 do Séc. XX. O veículo ostentava as cores do Foguete português do final da década de 60. Ao nível de composições em sistema push-pull assinala-se a presença de um comboio com as cores da alemã DB, produzida na escala H0 pela Roco.

Integraram ainda o parque de material presente no último encontro de 2018, veículos do imaginário português. Versões da automotora 592 ou um TER, da Renfe e o Foguete da CP , produzidas respectivamente pelos fabricantes espanhóis Electrotrem, Mabar e Ibertren.

Figurou ainda no encontro outro modelo da marca Electrotren: um suburbano (cercanias) da série 440.

Alguns dos modelos presentes:

  • 3 ferrubus da Märklin e Trix;
  • Metro S-bhan  da Lima Collection;
  • Automotora Budd SNCF da Jouef;
  • Um push-pull a vapor com carruagens de 2 andares da Gutzold;
  • Autorail Z2 9600 SNCF da Jouef;
  • Automotora regional VT25 DB da Brekina;
  • 2 automotoras RGP X2700 da Roco;
  • 1 Autorail X2800  SNCF Roco;
  • BR 185+195 DR(GDR) da Piko.
A automotora regional VT 25 da DB, modelo Brekina

A automotora regional VT 25 da DB, modelo Brekina

De registar que algumas das peças que participaram no Encontro push-pull e Automotoras são para transformar em modelos de comboios reais portugueses, como por exemplo a automotora inox Budd SNCF da Jouef. A peça, muito por causa da lateral, está na calha para ser transformada numa automotoras da Linha de Cascais.

Além da quantidade e variedade de peças salienta-se a adesão ao encontro push-pull e automotoras. Pelo sede do C.E.C., ao longo da tarde de sábado, passaram cerca de cinco dezenas de entusiastas. No video pode apreciar-se o ambiente de mais uma tarde de convívio ferroviário.