free web
stats

Os caminhos-de-ferro de Sul e Sueste e o relatório do engenheiro C. F. White (1868)

?????Livro “Os caminhos-de-ferro de Sul e Sueste e o relatório do engenheiro C. F. White (1868), do autor Hugo Pereira, vai ser apresentado esta quinta-feira em Évora.

A propósito da edição, e aprofundar da temática ferroviária, adianta o autor Hugo Pereira:

“Em relação ao meu interesse no tema, eu tinha analisado o processo de decisão das linhas do Sul e Sueste na minha tese de doutoramento (A política ferroviária nacional, 1845-1892) que defendi em 2012. No meu atual projeto de investigação, estive em Londres, em 2015-2016, a fazer pesquisa arquivística e encontrei na Biblioteca do Institution of Civil Engineers (Westminster) um relatório inédito de um dos engenheiros ingleses que assentaram as linhas de Vendas Novas a Évora e Beja. Dado o interesse do documento, transcrevi-o e procurei parceiros para o publicar. A Universidade de Évora, através do seu centro de investigação CIDEHUS – Centro Interdisciplinar História, Cultura e Sociedades, oferece à comunidade académica uma linha editorial que publica fontes históricas (Coleção Fontes e Inventários), à qual eu propus a edição de um livro com o relatório original (em ingles e português) e uma contextualização histórica. A proposta foi aceite e depois de um processo de avaliação do trabalho foi publicado”.

Como pontos de partida para ilustrar a história da ferrovia a sul do Tejo a publicação lança, além do enquadramento do, “A Regeneração e os caminhos-de-ferro; A linha do Sul (Barreiro – Vendas Novas/Setúbal), um investimento nacional; O prolongamento até ao Sueste (Évora e Beja) e os interesses britânicos; Os engenheiros de Sul e Sueste e o relatório de C. F. White”.

A edição, explica historiador, terá apenas formato electrónico, e pode ser encontrado gratuitamente em books.openedition.org/cidehus/3379.

A apresentação do estudo, editado em e-book sobre os caminhos de ferro de Sul e Sueste, terá lugar na Universidade de Évora, na próxima quinta-feira, dia 6 de Dezembro de 2018, pelas 17h30.