free web
stats

MNF – Núcleo de Lousado: Museu em Festa a 15 e 16 de Dezembro

Lousado_DN158_03

img: Daniel Nogueira

O Museu Nacional Ferroviário – Núcleo de Lousado vai estar em festa no fim de semana de 15 e 16 de Dezembro de 2018. Nesse sentido propõe um quadro de actividades que desafia para uma visita.

Serão dois dias animados com provas desportivas, modelismo ferroviário, música e novas propostas para um regresso à antiga oficina de via métrica, hoje Museu, situada no entroncamento entre as linhas do Minho e Guimarães.

Está agendado para dia 15 a 1ª Prova de Atletismo “Trofeu João Carvalho”. Serão 7.500 m a correr com o Museu Ferroviário de Lousado (Largo da Estação) como ponto de partida e chegada.

No domingo, dia 16, há modelismo ferroviário, musica e duas propostas de exposições em estreia. Assinala-se a inauguração de “Álbuns de Lembranças Ferroviárias” e da Árvore de Natal MNF – Núcleo de Lousado.

O domingo será dia de Encontro de Modelismo Ferroviário Módulos de Comboios do Norte. “Muitas vezes já admirámos uma “Pista” de Comboios numa montra de um bazar pelo Natal! Ou numa prateleira de um estabelecimento comercial; e até quantos de nós já tivemos uma dessas “pistas”, adianta a organização de Museu em Festa para introduzir o colectivo Módulos de Comboios do Norte.

A agenda compreende outros atractivos.  Um deles será uma apresentação musical. Sobre a proposta é referido: “Música com influências do Country, Rock, Funck e Blues Americano”, por Aurélio Costa.

“ O Rock é o grito da alma, onde cada um tem a sua, isso vive-se, não importa a maneira, mas sim a intensidade com que tua alma grita!”

Dar conta, sobre a exposição “Álbuns de Lembranças Ferroviárias” que é uma exposição com acervo do aficionado pela temática ferroviária Vitor Manuel da Cruz Marques.

“Filho e neto de ferroviários, apaixonado desde sempre pelo colecionismo de bilhética de comboios e postais de estações de caminho de ferro, foi adquirindo uma vasta coleção que irá estar em exposição no MNF-Lousado abrindo assim o seu espólio à comunidade”, adianta nota que introduz a nova exposição temporária do espaço.

O dia será ainda marcado pela Inauguração da Árvore de Natal MNF – Núcleo de Lousado. “Iniciativa desenvolvida em parceria com a EB1 de Lousado, os alunos da escola desenharam e pintaram postais. O elemento inspirador foi a exposição permanente do MNF – Núcleo de Lousado. A árvore será decorada com os postais criados pelo olhar mágico de cada criança”.

Referir que  Museu em Festa “foi o nome encontrado para assinalar um fim de semana repleto de atividades, é também a forma de concluir o programa de atividades no MNF – Núcleo de Lousado em 2018″.

Entretanto, relembrar que as viagens, com bilhete de ida e volta, nos comboios aos fins de semana e feriados nos suburbanos da CP do Porto são a um euro.