free web
stats

Projecto de utilização da Estação do Lavradio motiva acção de limpeza

DSC_2359pA  estação devoluta do Lavradio, na linha do Sado, vai ser alvo de uma acção de limpeza e pequena conservação, no próximo sábado, dia 4 de Maio. A iniciativa surge no contexto de contactos estabelecidos entre o Movimento Cívico de Salvaguarda do Património Ferroviário do Barreiro (MCSPFB) e a Refer, com vista à reabilitação e utilização por parte da associação das estruturas que compõe a antiga estação.

O objectivo de trabalhar para preservar o  Barreiro Ferroviário levou o MCSPFB a desenhar  um projecto de utilização para o espaço da antiga estação do Lavradio, composto pelo edifício principal e armazém, e contou com a abertura da Refer como responsável pelo imóvel. Segundo comunicado emitido pelo MCSPFB foram realizados ” contactos com a REFER no sentido de ser realizado um projecto de utilização do edifício de passageiros e cais coberto da estação do lavradio, que se encontra parcialmente inaproveitado e sujeito a vandalismo.

 DSC_2366pO comunicado dá ainda conta da participação de outras associações do Barreiro no projecto, ” posteriormente  associaram-se ao projecto a Associação Barreiro Património Memória e Futuro (ABPMF) e a Associação das Coletividades do Concelho do Barreiro (ACCB), as três entidades estão prestes a celebrar um protocolo de cedência com a REFER – PATRIMÓNIO que possibilitará a sua sediação e desenvolvimento de actividades culturais e/ou relacionadas com a preservação do património, dando vida a um espaço que parecia condenado à destruição.

 A acção de limpeza insere-se numa iniciativa promovida pela  Câmara Municipal do Barreiro conhecida por  Dia B, e conta assim com o apoio da CMB que se junta também em defesa do Património Ferroviário do Barreiro.