free web
stats

SOMAFEL presente na primeira linha de alta velocidade Africana

SOMAFEL_Marrocos

img: SOMAFEL

A Somafel, empresa portuguesa de via e obras no modo ferroviário, participou na cerimónia de inauguração da primeira linha de Alta Velocidade de África, que ligará as cidades Tanger a Casablanca. O Comboio foi batizado de « Al Borac ».

“Al Borac” na tradição islâmica é um cavalo fantástico que veio do céu, e que foi trazido pelo Arcanjo Gabriel para encaminhou o profeta de Meca a Jerusalém e de Jerusalém ao céu durante apenas uma jornada nocturna. O nome evoca assim a viagem e a rapidez…

Esta nova linha da ONCF (Office National des Chemins de Fer Marocain), inaugurada a 15/11/2018 por sua majestade o Rei Mohammed VI e pelo Presidente Francês Emmanuel Macron, conta com uma extensão de 200 quilómetros.

O corredor permitirá ligar a capital Rabat a Tanger, via Kenitra, em 1h20, contra as 3h40 de hoje. Circulando os comboios a uma velocidade de 320 km/h. O trajecto total, de Tanger a Casablanca durará 2h10 contra as anteriores 5 horas.

Marrocos_ONCF

img: SOMAFEL

No âmbito deste projecto, a Somafel foi responsável pela realização dos trabalhos da IT de Kenitra ( Installations Terminales de Kenitra) que incluíram os trabalhos de Via, Catenária e Construção Civil em 3 zonas do projecto:

• Zona A: Zona de Ligação à base dos Trabalhos do LGV;

• Zona B: Zona de ligação da linha de alta velocidade à via clássica com a construção da linha LGV nesta zona, a inserção dos AMV´s de ligação LGV/Linha Clássica e renovação da linha clássica, nomeadamente dois aparelhos de via com 103 ml e duas comunicações de via, vulgarmente chamadas de “S” com cerca de 180 ml, a geometria destes aparelhos de via permite velocidades de 160km/h no ramo desviado;

• Zona C: Novas instalações ferroviárias da Gare de Kenitra Central.

A SOMAFEL está presente em Marrocos desde 2005, tento realizado até à data, trabalhos de instalação de via nova ( cerca de 250km), renovação integral de via (mais de 200km) e instalação de via betonada com carril de gola em dois Portos, nomeadamente no Porto de Tanger MED e no Porto de Beni Ansar (Nador).

SOMAFEL desde Marrocos