free web
stats

Avaria em rodado de CPA vai ser investigada

AlfaPendularO GPIAAF – Gabinente de Prevenção de Investigação de Acidentes Aéreos e Ferroviários, anunciou que procedeu à abertura de investigação da avaria que ocorreu em rodado do CPA 4005.

O episódio, que podia ter dado em descarrilamento e originado um acidente grave, teve lugar no passado mês de Setembro. Quando, durante uma viagem no eixo Lisboa – Braga, a automotora perdeu a funcionalidade do rodado na caixa de eixo, refere o GPIAAF.

A composição do serviço premium CP tinha como destino Braga mas derivado ao problema acabou por ficar no Porto.

No decurso da viagem, ainda antes de chegar à cidade invicta, foi detectado que o “rolamento da caixa de eixos gripou e o veio de transmissão no qual assentam as rodas fundiu e por pouco não se partiu”, descreve o jornal Público que deu à época conta da ocorrência.

No âmbito definido para a investigação, o GPIAAF irá debruçar-se sobre a estratégia das diversas entidades envolvidas, incluindo a Autoridade Nacional de Segurança e o Regulador, quanto a “sistemas complementares para a segurança da exploração ferroviária que relevem da interacção entre a infraestrutura e o material circulante”.

No final do processo a entidade espera ter retirado ensinamentos de segurança “ao nível de procedimentos, circulação de informação entre as diversas partes, e supervisão pela gestão”, no sentido de limitar o “risco de recorrência de condições análogas”.

A abertura do “processo de investigação formal” ocorreu no passado dia 30 de Novembro.