free web
stats

Espanha: Medway avança com formação de maquinistas no 1º trimestre

Euro 4000 "Adriana"

Euro 4000 “Adriana”

A empresa de transporte ferroviário de mercadorias Medway inicia formação de maquinistas em Espanha no primeiro trimestre de 2019. O anúncio da data apenas está dependente da homologação dos cursos.

O pedido para ministrar 2 cursos de Condução seguiu logo após a homologação do Centro de Formação Medway Training em Espanha.

Na calha está a capacitação de maquinistas, num total de 60 (30+30) formandos,  para território espanhol. A capacitação ronda os nove meses e comporta parte teórica e parte prática.

Na parte prática, embora sem confirmação, a série de material circulante de tracção que se fala no meio é a locomotiva diesel Euro 4000.

A Medway detém quatro unidades em parque, com a particularidade de estarem homologadas para circularem em Portugal e Espanha.

Os dois cursos avançam na capital espanhola, Madrid, e em Talavera de la Reina, na região de Toledo.

A formação é dirigida a jovens com ou sem experiência no modo de transporte, ou trabalhadores do sector que queiram capacitar-se na condução de comboios em Espanha.

Como requisitos de admissão a empresa do Universo MSC pede: “bacharelato, formação técnico profissional ou equivalente, um nível de espanhol que permite a comunicação a nível profissional, escrito e falado e ter completado 20 anos”.

No final o operador ferroviário do Universo MSC compromete-se a recrutar os três melhores alunos de cada formação.

Sobre a oportunidade, e de acordo com declarações recentes de Nuno Sanches Osório, responsável pela Medway Training em Espanha, a formação vai ao encontro da expectativa de crescimento no modo de transporte patente no país vizinho.

A ferrovia, referiu, “enfrenta uma situação excepcional diante de previsões de crescimento e queremos trazer toda a nossa experiência, inovação e qualidade para oferecer novas oportunidades de capacitação e emprego”.

A expectativa aponta para a necessidade de três mil novos maquinistas nos próximos anos, diz a Medway.

“O sector ferroviário espanhol encontra-se num momento de desenvolvimento e expansão e enfrenta a criação de 3000 novas posições de maquinista nos próximos anos”.

Além de Condução a Medway Training propõe-se capacitar e requalificar quadros ferroviários em Espanha em outras funções.

Circulação, Auxiliar de Condução, Encarregado de Trabalhos, Piloto de Segurança na circulação, Auxiliar de operações do Comboio, Responsável das Operações de Carga, Operador de Veículo de Manobras e Auxiliar de cabina, serão algumas delas.