free web
stats

Concurso “CP, movimento em imagens” está de volta

CP_ConcursoO Concurso de Fotografia e Vídeo ‘CP, movimento em imagens’ promovido pela CP-Comboios de Portugal, está de volta. As inscrições para o novo desafio, a decorrer durante 2019, terminam a 15 de Fevereiro do próximo ano.

A CP-Comboios de Portugal tem em curso, desde dia 15 de Dezembro, a segunda edição do Concurso de Fotografia ferroviária ‘CP, movimento em imagens’, dirigido a quem gosta de fotografar e fazer vídeo.

Segundo o Regulamento  as inscrições para participar na nova edição encerram a 15 de Fevereiro de 2019. Os inscritos têm depois, de 16 de Fevereiro até 15 de Dezembro de 2019, tempo para fotografar, gravar vídeos, seleccionar as melhores peças e proceder ao envio dos trabalhos.

O convite para documentar a ferrovia tem como ponto de partida, adianta a CP, documentar “a actividade ferroviária nacional – particularmente os comboios da CP – nas vertentes de transporte, das acessibilidades, da mobilidade, da técnica e inovação, dos horários, do conforto, da paisagem, da ecologia e sustentabilidade ambiental, da economia, do social e da cultura”.

O reconhecimento das abordagens em fotografia e vídeo será premiado com viagens na rede ferroviária nacional explorada pela CP.

Os três primeiros classificados recebem um “Passe Rede Geral”. Ao quarto e quinto classificado a CP oferece viagens para duas pessoas no eixo Porto – Faro. O sexto classificado tem direito a escolher dois passes, válidos para os comboios Urbanos de Lisboa ou do Porto.

“Cremos ser esta uma acção de significante interesse e aceitação, em especial, dos apreciadores de fotografia ferroviária, cujo período de inscrições decorre entre 15 de Dezembro de 2018 a 15 de Fevereiro de 2019″, remata a empresa em nota que lança o desafio.

Não menos importante, e essa é uma parte consta que no Regulamento, são as Regras de segurança a ter em atenção na interpretação fotográfica ou em vídeo da temática ferroviária.

Muitos dos momentos em processo de recolha de imagens acontecem em locais sensíveis, como estações ou em outros sítios, por vezes, muito próximos da via férrea.

Assim, e até porque existe uma cultura de segurança no modo de transporte, torna-se relevante seguir as indicações dos ferroviários e seguranças e as  que constam no Regulamento.

A primeira edição de ‘CP, movimento em imagens’, que teve inicio em Setembro, termina no próximo dia 31 de Dezembro. Os vencedores deverão ser conhecidos em Janeiro de 2019.