free web
stats

Liberalização no caminho da Turquia

TurciaO Presidente Turco Abdullah Gül aprovou um projecto de lei sobre a liberalização do caminho-de-ferro na Turquia, onde permite a entrada de operadores privados e  investimentos na rede ferroviária tutelada pelo Estado.

Aprovada pela Grand National Assembly of Turkey, a lei, que já seguiu para ser publicada no “Diário Oficial” Turco, vai permitir que entidades públicas e privadas possam construir e operar comboios nas suas  infraestruturas, ou na rede ferroviária  sob a alçada do estado turco.

As transformações a operar, expressam-se também no operador ferroviário público turco. A Turkish State Railways (TCDD), segundo a nova lei é dividida em duas empresas. É criada uma na empresa ligada à operação de comboios,  a Transport AŞ, e a TCDD é transformada no gestor de infraestrutura.

Os TCDD recebem do estado a  autoridade na gestão da infraestrutura estatal. A lei vai conferir poderes para homologar a construção de linhas, e o transporte de passageiros e mercadorias por parte dos operadores privados, ao Ministry of Transport, Maritime Affairs and Communications.