free web
stats

Unboxing do vagão plataforma Sgnss da SUDEXPRESS

Sgnss Takargo para transporte de rolaria/madeira

Sgnss Takargo para transporte de rolaria/madeira

Ficaram disponíveis recentemente os vagões plataforma do tipo Sgnss da Sudexpress Scale Model Trains em todas as versões anunciadas. Esta versão corresponde às versões fabricadas em Espanha, por exemplo pela Tafesa, como como é o caso das versões Takargo, e provavelmente as da Renfe também. São plataformas intermodais, preparadas para interoperabilidade entre bitolas pela mudança dos eixos, como a versão produzida pela EMEF, hoje integrada na frota da Medway.

Sgnss Renfe com contentor de 40'

Sgnss Renfe com contentor de 40′

De clarificar que este vagão plataforma não corresponde à versão fabricada pela EMEF, de 300 unidades para a CP Carga em 2009-2011, versão anteriormente reproduzida pela RTrains, na altura ainda não integrada no universo Sudexpress/Norbrass.

Foram colocadas ao serviço a partir de 2003, e portanto correspondem ao final da era V e era VI das épocas ferroviárias de Portugal e Espanha. Por isso é expectável podermos ver composições rebocadas por locomotivas da CP 1900, 2500/2550, 2600, 4700 e 5600 para as versões da Renfe até à venda da CP Carga à Medway, e locomotivas Takargo e COMSA, com as EURO4000, para as restantes versões. Existem disponíveis on-line muitas fotografias de comboios com estes vagões plataforma, de vários operadores logísticos, em composições mais ou menos homogéneas e não homogéneas.

Sgnss Takargo com contentores de 20'

Sgnss Takargo com contentores de 20′

É mais um modelo para enriquecer as composições dos modelistas portugueses e espanhóis, e que apresenta um nível superior de detalhe, apesar de alguns aspectos, que do ponto de vista do modelista mais exigente possam ser considerados menos conseguidos conforme é referido no video, onde avaliamos 4 das versões agora comercializadas.

Para a personalização das cargas para além das que são fornecidas com os modelos, também se podem observar no video exemplos reais de cargas com vários tipo de contentores diferentes no mesmo vagão plataforma, podendo utilizar-se assim os vários modelos de contentores que a marca vende separadamente.

Boa visualização!