free web
stats

Governo canadiano lança a semana da segurança ferroviária

72788_operationlifesaver

img : Operation Lifesaver

Com um aumento de fundos para melhoramentos nas passagens de nível, o ministro dos Transportes do Canadá, Steven Fletcher, lançou recentemente a Rail Safety Week, para melhorar a segurança das passagens de nível no Canadá.

Um sistema de transporte ferroviário seguro é importante para as comunidades locais e significativo para o Canadá “, disse Fletcher. “Podemos considerar a rede ferroviária do Canadá como uma das mais seguras do mundo, mas mesmo assim é possível desenvolver esforços para promover ainda mais melhorias. O investimento proporcionado pelos fundos disponibilizados vai aumentar a segurança de peões e automobilistas em 523 locais por todo o país, e contribuir para ajudar a salvar vidas.

Quase metade de todas as mortes e mutilações relacionadas com o caminho de ferro são resultantes de acidentes em passagens de nível. Em estreita colaboração com empresas do sector ferroviário, e o apoio das comunidades, o governo canadiano está empenhado em reduzir esse número, através da localização de passagens de nível que exijam melhorias de segurança. Segundo estudos,  os índices de acidentes caem até aos 69%, e as taxas de mortalidade em até aos 80%, depois de concluídas obras de melhoria nas passagens de nível.

Através do programa estatal canadiano Grade Crossing Improvement Program (GCIP), passagens de nível referenciadas são requalificadas com melhoramentos, ou deslocadas com base em factores como a intensidade de tráfego, ou histórico de acidentes. Os melhoramentos podem incluir a instalação de luzes e campainhas, “barreiras de porta”, sincronizando a sinalização de passagens de nível com a de trânsito.