free web
stats

De comboio por África em exposição temporária no MNF

ExpTemMNF_CFAfricaO Museu Nacional Ferroviário, no Entroncamento, acolhe entre 8 de Fevereiro e 8 de Maio a exposição fotográfica “Criando Paisagens Antropogénicas na África dos Séculos XIX e XX: o Caminho de Ferro em Fotografias”.

A inauguração terá lugar na próxima sexta-feira, dia 8 de Fevereiro, pelas 14 horas, no Museu Nacional Ferroviário (MNF).

Segue-se uma intervenção pelos Professores Augusto Lemos (Escola Superior de Educação do Porto) e Eduardo Beira (Instituto Superior Técnico) tendo como foco a problemática da fotografia em contexto histórico.

Por detrás da exposição temporária do MNF está o Investigador de Pós-doutoramento Hugo Pereira.

A proposta “Criando Paisagens Antropogénicas na África dos Séculos XIX e XX: o Caminho de Ferro em Fotografias” explicou Hugo Pereira à webrails.tv resulta de um trabalho de investigação centrado na ferrovia das antigas colónias:

Hugo Pereira – A exposição resulta do meu projeto de investigação sobre caminhos de ferro nas antigas colónias portuguesas, durante o qual encontrei centenas de fotos retratando a construção e operação ferroviárias em Angola e Moçambique. Contei também com os contributos académicos de outro projeto de investigação sobre o papel da intervenção tecnocientífica na colonização portuguesa e nas mudanças na paisagem africana, usando a metodologia/conceito do Antropocénico.

Artigo completo encontra-se disponível para subscritores.