free web
stats

Encontros de modelismo em 2019: ponto de situação

Nos últimos anos, os eventos de modelismo ferroviário tem contribuído para a divulgação e a adesão de novos “praticantes” ao hobby.

Contam-se nesta categoria, os encontros organizados pelos grupos CIMH0, FERMODEL e GMFA.

Para o primeiro semestre de 2019, estão confirmados os eventos “Encontro de Primavera 2019″, organizado pelo CIMH0, que decorrerá entre 26 e 28 de Abril, em Lisboa, no Pavilhão do Casal Vistoso, e a FERMODEL 2019, organizado pelo grupo Fermodel, que decorrerá entre 1 e 2 de Junho, em Carcavelos, no Pavilhão da Quinta dos Lombos. De realçar que estas datas mostram já uma regularidade e são em alturas semelhantes do ano de eventos anteriores. Ambos contam com a webrails.tv como mediapartner.

Qualquer dos dois eventos, pelos anúncios feitos e pela dimensão das áreas que ocuparão, demonstram a vitalidade dos praticantes do hobby e a crescente adesão que os eventos anteriores têm mostrado.

Mod_CIM_CartazLisboa2019Assim, em Abril, o CIMH0 confirma a presença de duas maquetas modulares, uma, a do CIMH0, composta por aproximadamente 50 conjuntos modulares que irá ter aproximadamente 150 metros, e a outra, a participação com 23 módulos dos modelistas do grupo Fermodel.

Também participam associações, a APAC e o CEC que já confirmaram a sua presença. Quanto a fabricantes, estarão a Modelismo Artesanal, a Electronic Models, a Sudexpress Scale Models, a Märklin e a JPBGuerra Modelismo. Relativamente a espaços comerciais, estão  confirmadas as participações da Comboios Electricos, da JG Modelismo e da Ferrovie de Paris, que participa pela primeira vez nos eventos do CIMH0.

Quem se associa ao evento são a Fertagus e a CP. Está confirmado que a CP vai criar um cartaz próprio para divulgar o evento nos suburbanos de Lisboa. Vai também, durante o fim de semana, fazer a promoção de viagens a 2 euros no bilhete de ida e volta para o evento. Além desta promoção, a CP terá um espaço próprio que terá animação.

Quanto a showcases, estão confirmados os showcases de David Nobre, com Luzianes em versão completa, inseridos na participação do GMFA, e de Luís Patrício, de Eric Didier com Valdécrins conforme esteve na exposição francesa Montelirail 2018 e Carlos Filipe, este último em ambiente japonês.

A fechar o lote de participantes, a revista Maquetren e o Museu Nacional Ferroviário.

?????????????????????????No inicio de Junho, terá lugar a FERMODEL 2019, na sua segunda edição, que começa no Dia Internacional da Criança, desta vez no pavilhão principal da Quinta dos Lombos, o que significa um aumento substancial de espaço disponível.

À semelhando da participação do grupo no Encontro de Primavera do CIMH0, também este grupo irá estar presente com uma maqueta de módulos na FERMODEL 2019. O GMFA também confirmou será outro colectivo a dinamizar Encontro.

No centro do pavilhão estará montada uma “feira”, onde estarão os restantes participantes, como as associações APAC e o CEC, a operadora CP, a webrails.tv e Eric Didier com Valdécrins já aumentada com dois novos módulos de plena via.

Neste núcleo também estarão presentes os fabricantes Märklin, a Sudexpress Scale Models/Norbrass e a Modelismo Artesanal para além de um Diorama Lego. Quanto a espaços comerciais estarão presentes a Comboios Eléctricos, a Ferrovie de Paris e a HobbyKit, estas ultimas fazem a sua estreia nos eventos da Fermodel.

O evento é patrocinado pela a Junta de Freguesia de Carcavelos e Parede que desenvolverá acções para promover o evento e pela Câmara Municipal de Cascais.

Para o 2º semestre em perspectiva estão a LOCOMODELS_EXPO, que ainda não está confirmada, e a MODELSTEP.

Mod_LM_2018_IMG_5553A MODELSTEP irá realizar-se na última semana de Outubro, mas ainda não há data marcada. É possível, à semelhança do que aconteceu em 2018, que uma pequena LOCOMODELS_EXPO decorra integrada na MODELSTEP, basicamente porque devido às eleições de 6 de Outubro existem dificuldades na realização.

Segundo David Nobre do GMFA, “se avançarmos com a LOCOMODELS_EXPO por altura da MODELSTEP, a participação nesta será menos musculada. Mas temos ainda em aberto transferi-la para outra data, já em 2020, se não conseguirmos conciliar as dificuldades de calendário para o final de 2019. Certo é que queremos que a próxima edição da LOCOMODELS_EXPO seja de novo uma exposição de referência e temos em preparação algumas novidades que lançaremos logo que possamos anunciar a data definitiva.

De realçar a participação dos vários grupos de modelismo nos eventos uns dos outros, mostrando um dos leitmotif do hobby, a convivência e partilha de experiências e a mostra das várias formas e soluções de praticar o hobby. A juntar a esta cooperação, as duas associações de amigos e entusiastas do caminho de ferro.

Mod_NClub_P1100880Quanto à escala N, o N Club Model Trains, um grupo que pratica o hobby em escala N, não avançará ainda este ano com o seu primeiro evento, mas vários dos seus elementos irão participar em todas as exposições referidas. Dois dos animadores, Eric Didier e Celestino Cruz vão avançar com realização de uma maqueta modular, com base nas normas que serão apresentadas durante 2019, a fim de divulgar a existência do clube para atraírem novos modelistas à escala N.

Para terminar, de referir ainda a realização mensal dos encontros de modelismo do CEC, que decorrem no primeiro sábado de cada mês na sede, excepto Agosto, cada um com um tema central para divulgação do melhor que o hobby pode ter, e referir também os encontros do grupo Módulos de Comboios do Norte, que acontecem no Núcleo do Lousado do Museu Nacional Ferroviário, mas ainda não estão divulgadas as próximas datas.

[Actualizado 08.03.2019 - 23h30] Retirada da participação da Comboios Módulos do Norte do Encontro Fermodel