free web
stats

Lista “A” vence eleições no CEC

CEC_AGE 01

Mesa da Assembleia Geral mais José Pinheiro

Mais de duas dezenas de associados do Clube de Entusiastas dos Caminhos de Ferro (CEC) exerceram o direito de voto este sábado, 16 de Fevereiro, para eleger a Direcção para os próximos dois anos.

A lista “A”, única lista sujeita a escrutínio pelos presentes, saiu vencedora.

A Assembleia Eleitoral e votação dos novos corpos sociais realizou-se após a Assembleia Geral.

Na ordem de trabalhos houve lugar a um balanço de 2018, proposta de actividades para 2019, o apresentar das ideias da nova nova Direcção, e a aprovação das contas de 2018.

No alinhamento da Assembleia Geral, além do revistar de 30 anos de percurso pelo presidente cessante, José Pinheiro, e da referência ao trabalho da geração mais nova na digitalização do Clube, destaca-se a intervenção do associado Jorge Trigo.

O vice presidente da Direcção cessante recordou o papel e trabalho do Presidente da Mesa da Assembleia, Pedro Flora, e dos associados número um, Valdemar Tomás, e  José Pinheiro, sócio número dois.

Intervenção que  rematou com o pedido de uma salva de palmas, correspondido pelos presentes.

Sinalizado o passado a mesa dirigiu os trabalhos para o presente e futuro. Aqui Augusto Sequeira, ainda na condição de candidato da lista “A”, iniciou a intervenção com um ponto de situação da sede.

Informou os presentes que a IP Património concessionou o imóvel que alberga a associação e que a solução, proposta pelo gestor de infraestruturas, passa por irem para o edifício da Estação de Braço de Prata.

Ao nível do modelismo ferroviário referiu que os encontro mensais são para continuar. Temática onde o Clube já confirmou presença nos eventos de modelismo CIMH0 e Fermodel.

Por seu turno, Lucas Poeira, Secretário na lista “A”, Rafael Machado e Gonçalo Borges, explicaram aos presentes que estão programadas três viagens oficiais para 2019. Aniversário, Natal e uma saída até Grândola.

O passeio de Aniversário, apontado para Maio, está projectado para São Martinho do Porto. Para ocorrer em Setembro ou Outubro está projectada uma ida a Grândola. Relativamente ao passeio de Natal ainda não foi decidido o local, concretizou a equipa encarregada de produzir as saídas.

João Rosa, Vice-presidente na lista, revelou que quer testar abrir a sede à noite para promover sessão de cinema ferroviário seguidas de debate.

A ideia de exibir filmes, explicou, ainda tem de ser amadurecida, mas é vontade projectá-la no terreno.

CEC_AGE 00

Apreciação das Contas

Dos associados foram lançados desafios para se organizar um saída até à quinta do aficionado de eléctricos Paulo Marques, para visitar o acervo à escala 1/1 que tem à sua guarda. Ida à Pampilhosa, ou a Espanha para ver material português restaurado e a andar.

A anteceder a votação houve lugar à apreciação e aprovação do exercício de 2018. O ano ficou marcado por um  balanço positivo em mais de 300 euros, uma inversão face a anos interiores.

Facto assinalado no parecer emitido pelo Conselho Fiscal: “Nos Anos de 2016 e 2017 tínhamos tido saldos negativos de 854,94€ e de 887, 95€, o que significa que no ano de 2018 houve um inversão de tendência para saldos negativos que se vinha verificando. O Conselho Fiscal congratula-se com esse facto e espera que em 2019 seja possível manter essa melhoria”.

Contas que de acordo com a recomendação do organismo do Clube foram aprovadas sem votos contra ou abstenções.

Assembleia Geral Eleitoral

CEC_AGE 02

Contagem dos votos

Na sequência da contagem dos votos, sem votos contra ou abstenções, a lista “A” saiu vencedora com o pleno das preferências.

Assim, para o biénio 2019/20, na Assembleia Geral estarão Jorge Trigo, Rui Ferreira, João Marques, presidente, vice-presidente e secretário, respectivamente.

A Direcção é composta por Augusto Sequeira na presidência, João Rosa na vice presidência, Lucas Poeira como secretário, David Neves como tesoureiro e Eduardo Romão como vogal.

Integram o Conselho Fiscal José Pedrosa, Valdemar Tomás e António Gonçalves, respectivamente, presidente, vice-presidente e secretário.