free web
stats

CEC assinala trigésimo aniversário com passeio na linha Oeste

O Clube de Entusiastas dos Caminhos de Ferro (CEC) juntou este sábado, dia 22 de Junho, associados e amigos em passeio ferroviário para assinalar três décadas de actividade.

A deslocação, que curiosamente juntou 30 participantes, teve como momento alto a viagem de comboio e almoço convívio de aniversário.

A vila de São Martinho do Porto, no Concelho de Alcobaça, uma das localidades servidas pelo corredor ferroviário da linha do Oeste, foi destino escolhido pelos organizadoras do passeio de aniversário.

udd_454A saída demorou alguns meses a preparar e foi desenhada pela ala mais jovem da associação.

A viagem, passeio convivo e almoço de aniversário

Responderam à proposta de passeio e convivo trinta associados de norte a sul do país.

A componente ferroviária do passeio na linha Oeste até São Martinho do Porto, para quem seguiu da região de Lisboa, comportou duas partes.

Primeiro no troço, entre Mira Sintra / Meleças e Caldas da Rainha, com viagem em automotora UDD 450. Depois, num percurso mais curto, na ligação a Coimbra que parte das Caldas em automotora da série 592.

Quem se deslocou a partir de Mira-Sintra / Meleças, local de encontro a sul, a jornada iniciou-se por volta das 9h25, com o inicio da marcha.

A estação marca a fronteira para a rede explorada em regime de cantonamento telefónico. O sistema de avanços está em vigor na linha do Oeste.

Cruzamento de comboios no percurso, uma vez que a linha é de via única, quase não houve. Aconteceu um, já no regresso, na estação do Bombarral. A composição aguardava a chegada, pelo que partiu quase de imediato.

CEC_SaoMartinho_30_01Na estação da vila balnear, aproveitando o facto do grupo estar completo, realizou-se a fotografia de conjunto. Uma imagem que juntou história e património a futuro e esperança.

Até porque, de assinalar, na génese da saída que assinala 30 anos esteve a geração mais jovem da associação.

A equipa, entre outros aspectos, pesquisou o destino, estudou os horários, negociou o bilhete de grupo e produziu a estadia.

No alinhamento do programa, depois esgotado o tempo livre para conhecer a vila de São Martinho do Porto, o almoço teve inicio por volta do meio dia.

No final do repasto sopraram-se as velas para o associado Rui Erasto Ferreira e para o Clube. O primeiro pelos 31 anos comemorados no dia do passeio, e o CEC pelas três décadas de existência.

A parte institucional teve como pontos altos o soprar das velas pelos 30 anos e a homenagem aos sócios fundadores, os associados Valdemar Tomás, associado nº1, e ao ex presidente José Pinheiro, associado nº2.

Como forma reconhecimento, para figurar na sede do Clube de Entusiastas dos Caminhos de Ferro, a Direcção ofereceu dois retratos emoldurados.

Depois das três os participantes começaram a desmobilizar. Os participantes com destino a norte seguirem até Coimbra, para apanhar a ligação. Rumo a sul, via Caldas da Rainha, até Mira Sintra / Meleças.

Fundado em 1989, o Clube de Entusiastas assinala em 2019 três décadas de promoção, divulgação e valorização do Caminho de Ferro em Portugal.