CEC assinala trigésimo aniversário com passeio na linha Oeste
O Clube de Entusiastas dos Caminhos de Ferro (CEC) juntou este sábado, dia 22 de Junho, associados e amigos em passeio ferroviário para assinalar três décadas de actividade.
A deslocação, que curiosamente juntou 30 participantes, teve como momento alto a viagem de comboio e almoço convívio de aniversário.
A vila de São Martinho do Porto, no Concelho de Alcobaça, uma das localidades servidas pelo corredor ferroviário da linha do Oeste, foi destino escolhido pelos organizadoras do passeio de aniversário.
A saída demorou alguns meses a preparar e foi desenhada pela ala mais jovem da associação.
A viagem, passeio convivo e almoço de aniversário
Responderam à proposta de passeio e convivo trinta associados de norte a sul do país.
A componente ferroviária do passeio na linha Oeste até São Martinho do Porto, para quem seguiu da região de Lisboa, comportou duas partes.
Primeiro no troço, entre Mira Sintra / Meleças e Caldas da Rainha, com viagem em automotora UDD 450. Depois, num percurso mais curto, na ligação a Coimbra que parte das Caldas em automotora da série 592.
Quem se deslocou a partir de Mira-Sintra / Meleças, local de encontro a sul, a jornada iniciou-se por volta das 9h25, com o inicio da marcha.
A estação marca a fronteira para a rede explorada em regime de cantonamento telefónico. O sistema de avanços está em vigor na linha do Oeste.
Cruzamento de comboios no percurso, uma vez que a linha é de via única, quase não houve. Aconteceu um, já no regresso, na estação do Bombarral. A composição aguardava a chegada, pelo que partiu quase de imediato.
Na estação da vila balnear, aproveitando o facto do grupo estar completo, realizou-se a fotografia de conjunto. Uma imagem que juntou história e património a futuro e esperança.
Até porque, de assinalar, na génese da saída que assinala 30 anos esteve a geração mais jovem da associação.
A equipa, entre outros aspectos, pesquisou o destino, estudou os horários, negociou o bilhete de grupo e produziu a estadia.
No alinhamento do programa, depois esgotado o tempo livre para conhecer a vila de São Martinho do Porto, o almoço teve inicio por volta do meio dia.
No final do repasto sopraram-se as velas para o associado Rui Erasto Ferreira e para o Clube. O primeiro pelos 31 anos comemorados no dia do passeio, e o CEC pelas três décadas de existência.
A parte institucional teve como pontos altos o soprar das velas pelos 30 anos e a homenagem aos sócios fundadores, os associados Valdemar Tomás, associado nº1, e ao ex presidente José Pinheiro, associado nº2.
Como forma reconhecimento, para figurar na sede do Clube de Entusiastas dos Caminhos de Ferro, a Direcção ofereceu dois retratos emoldurados.
Depois das três os participantes começaram a desmobilizar. Os participantes com destino a norte seguirem até Coimbra, para apanhar a ligação. Rumo a sul, via Caldas da Rainha, até Mira Sintra / Meleças.
Fundado em 1989, o Clube de Entusiastas assinala em 2019 três décadas de promoção, divulgação e valorização do Caminho de Ferro em Portugal.