free web
stats

Secção de Modelismo do União de Coimbra 1919

No passado dia 18 de janeiro, a Secção de Modelismo do União de Coimbra 1919, em conjunto com a InforModel, partilharam as primeiras fotografias da nova maqueta e módulos ferroviários que vai passar a estar presente na sede da Modelismo União 1919.

mod_uniao1919_01

Fotografia cedida pela secção.

Com diversos grupos no Norte e no Sul, esta aposta pretende que entusiastas da zona Centro do país consigam ter acesso a uma maquete e módulos para colocarem os seus modelos a andar. Para isso, contam com a maquete em sistema digital e os módulos em sistema analógico, à escala H0, permitindo a circulação de qualquer tipo de comboio. No caso da maquete, esta tem 3.05m de comprimento e 1.22m de largura e foi usada linha Roco GeoLine, com um tapete verde por baixo, para simular a relva. Mais recentemente, começaram a colocar várias decorações, tais como vários montes e um túnel, para tornar a experiência ferroviária mais realista. Apesar de estar numa fase inicial, o empenho desta nova secção em evoluir a maquete está a fazer-se ver com as constantes novidades que vão sendo divulgadas. No caso dos módulos, são de via única, com curvas suaves, sendo que um dos pontos mais interessantes é a ponte sobre um rio que está bastante bem detalhado, com a inclusão de vários tipos de erva e pedras e um efeito bem conseguido no próprio rio em si. Pelas imagens já divulgadas, o grupo tem usado vários comboios estrangeiros e nacionais, onde se destacam a locomotiva 1400 da SudExpress e três carruagens Sorefames, transformadas a partir de uma base Rivarossi (como por exemplo a R3543 ou R3585).

mod_uniao1919_02

Fotografia cedida pela secção.

Um dos principais objetivos da secção é a divulgação do modelismo ferroviário, sendo que pretendem que os participantes (membros ou não do grupo) possam levar as suas composições e colocá-las a circular. Poderão também contribuir para o crescimento do grupo, sendo na construção de módulos ou evolução da maquete, e, para isso, o grupo irá proporcionar workshops, sobre variadíssimos temas.

Apesar de ser uma secção nova, o trabalho já realizado está bastante interessante e os objetivos propostos são muito bons para o modelismo português. Tendo o Norte e Lisboa grupos de modelismo, o desenvolvimento deste no Centro do País (mais concretamente em Coimbra) é positivo e de louvar o esforço feito para isso. A inauguração do espaço está prevista para o final de Março ou início de Abril.