free web
stats

Tarde animada no C.E.C com os comboios de mercadorias

Uma plataforma de transporte de automóveis curiosa e que a maioria não se lembra

Uma plataforma de transporte de automóveis curiosa e que a maioria não se lembra

Decorreu este sábado, 2 Março, mais um encontro de modelismo no CEC. Foi uma tarde cheia, plena de visitantes e associados do Clube, com muitos focos de interesse sobre a temática dos comboios de mercadorias. Este tema é uma estreia nos encontros mensais do clube.

O modelo Payá à escala 0

O modelo Payá à escala 0

Entre os modelos presentes, puderam ver-se peças de muitas marcas, com realce para um modelo da brasileira Frateschi e para um vagão à escala 0 (1:43,5) da Payá, mas, não menos importantes, puderam-se ver modelos de todas as marcas mais divulgadas em Portugal, quer em alimentação DC ou AC.

Como novidade das tardes temáticas, o clube organizou uma passagem de vídeos de comboios de mercadorias que decorreu na sala contígua à da maqueta, onde se puderam ver filmes de vários países com destaque para filmes antigos de Angola e Moçambique.

A espectacular 2CC2 da Companhia Paulista, um modelo FRATESCHI

A espectacular 2CC2 da Companhia Paulista, um modelo FRATESCHI

Augusto Sequeira, o novo presidente da direcção do C.E.C., comentou que também se pretende organizar uma exposição de fotografias e livros subordinadas ao tema das tardes temáticas, assim que os colaboradores da direcção estejam designados.

Uma das peças da Marklin que circularam no circuito alimentado a AC

Uma das peças da Marklin que circularam no circuito alimentado a AC

Voltando aos modelos, tivemos modelos de várias épocas ferroviárias e de várias tecnologias de fabricação, com destaque para alguns modelos antigos Märklin, da colecção do clube. Muito interessantes os modelos patinados de Rui Amaral. Também a locomotiva da Companhia Paulista, uma 2CC2 da GE vendida ao Brasil nos anos 1940, modelo Frateschi que retrata a decoração dos anos 1960, fabricada para comboios de passageiros rápidos brasileiro, mas aqui num “serviço especial de mercadorias”, foi uma estreia no clube.

O que também foi uma estreia, foi o modelo da locomotiva CP 1337, à escala 1:10 de Teodósio Nogueira. Mais um excelente modelo deste modelista, com uma colecção que tem retratado as principais locomotivas nacionais, que pode ser apreciado no início do vídeo que se publica e em que podemos apreciar toda a actividade que se viveu.

O próximo encontro de modelismo do C.E.C., que decorrerá a 6 de Abril, é dedicado aos 26 anos de serviço das locomotivas LE 5600.

Quem não quiser esperar até lá, ainda pode ir à um encontro de modelismo dos Módulos de Combóios do Norte, já no próximo dia 16 de Março no núcleo de Lousado do Museu Nacional Ferroviário.